Dom Frei Diamantino Prata de Carvalho, OFM

N

ascido aos 20 de novembro de 1940, em Manteigas, Portugal, filho de Antônio Leitão Carvalho e Maria da Conceição Prata Direito, fez seus estudos iniciais em Manteigas e na Guarda, em Portugal; depois em Garnstock, na Bélgica e em Agudos/SP. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Franciscano, em Petrópolis/RJ. Licenciou-se em letras (Português - Francês) pela Universidade Católica Petrópolis-RJ e CETESP e especializou-se em Pastoral da Comunicação Social no Studio Paolino Internazionale della Comunicazione Sociale , em Roma.

Exerceu, antes do episcopado, as funções de Professor no Seminário em Agudos (1973-1977); Vigário Paroquial no Rio de Janeiro, RJ e em Curitiba, PR; Pároco em Ipanema, no Rio de Janeiro, RJ e São Lourenço, MG; Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, ES; Professor de Moral em Vitória, ES (Centro de Estudos Eclesiásticos) e em Curitiba, PR (Studium Theologicum); Membro do Conselho Presbiteral (Campanha, MG e Rio de Janeiro, RJ), Coordenador Diocesano de Pastoral (Campanha, MG) e Coordenador de Setor no Rio de Janeiro.

Emitiu os votos religiosos na Ordem dos Frades Menores em 20 de dezembro de 1967. Foi ordenado presbítero em 10 de dezembro de 1972, no Rio de Janeiro, RJ. Foi nomeado Bispo pelo Santo Padre João Paulo II, em 25 de março de 1998, sendo ordenado em Campanha, MG, aos 02 de maio de 1998, quando tomou posso como Sexto Bispo Diocesano da Campanha.

Seu lema episcopal é: "Servir com alegria".