Santa Teresinha do Menino Jesus

Bairro: Pinhão Roxo
Data de Criação: 15/10/1978
Festa da Padroeira: 01 de outubro

Breve Histórico da Comunidade:

A comunidade de Santa Teresinha do menino Jesus, teve início oficialmente no dia 15 de outubro de 1978, com a benção da pedra fundamental na primeira missa celebrada no terreno da futura capela da comunidade, presidida pelo então pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre José Ramos Leal e sendo Bispo Diocesano da época Dom Antônio Afonso de Miranda.

Antes da fundação da comunidade, havia atividades religiosas na escola municipal Padre José de Anchieta com círculos bíblicos e orações do santo terço incluindo novena de natal, sendo coordenados pelos senhores: Geraldo Machado, Paulinho Moço e a senhora: Alaíde Bibiano Siqueira. Com o caminhar das atividades religiosas, vários leigos do bairro engajaram-se nas atividades sendo eles: Oswaldo Pereira da Silva, Vicente Pracídio, Nelson Martins dos Santos, Nelson Marciano, Benedito Alves de Melo e Joaquim Reinaldo Arantes, onde estes tornaram-se os primeiros coordenadores da comunidade.

Com o crescimento das atividades religiosas, o senhor José Urbanico Vilela fez a doação de um terreno de 3.050 mem nome de sua filha Tereza que era muito devota de Santa Teresinha, para a construção de um templo religioso dedicado à Santa Teresinha.

Assim na data referida deu-se início da construção da capela onde o pároco Padre José Ramos Leal doou o telhado da capela e a senhora Alaíde Bibiano Siqueira fez a doação da imagem original da padroeira.

Com o passar de alguns anos foi fundado pelo então pároco da época, Padre Marraia, o conselho administrativo da comunidade(CAC),com novas pessoas na liderança.

No ano de 2005 um sentimento de expansão tocou o concelho da comunidade que decidiu construir um novo templo dedicado à padroeira, projeto aprovado pelo então pároco Padre Cláudio Romero Vaneli no seu início de mandato na paróquia. Assim no dia 21/11/2005 deu-se início à construção da nova igreja de Santa Teresinha ,com missa de aberturada construção, celebrada pelo vigário Padre Geraldo Ernesto da Silva.

E assim a construção iniciou-se e está até hoje com muitas colaborações. A construção se deu pela força da comunidade com a realização de diversos mutirões.

O então pároco Padre Cláudio Romero Vaneli foi o primeiro sacerdote a celebrar à Santa Eucaristia dentro do prédio da construção da igreja.

Em 2008, Dom Diamantino Prata de Carvalho, então Bispo da Diocese da Campanha, em sua visita pastoral à paróquia ,visitou a comunidade e abençoou a nova igreja que ainda não continha telhado.

Em 2016, foi criado na comunidade os setores missionários com o apoio das Irmãs Vicentinas da Paróquia, em especial Irmã Cristina, que desenvolveu o trabalho de contagem e divisão das famílias em setores. Hoje existem 8 setores missionários espalhados pela comunidade que desenvolvem a campanha da fraternidade, novena de natal e oração do santo terço nas famílias.

Em 2018, instituiu-se na Comunidade o Tríduo e Festa de São Luis Martin e Santa Zélia Guerin, pais de Santa Teresinha, logo após a sua canonização pelo Papa Francisco, com a celebração de sua festa no dia 12 de julho. Esta se tornou a segunda festa fixa da comunidade, depois da Festa da Padroeira.

A construção da Igreja continua até os dias de hoje, mas adentrando a parte dos acabamentos onde foi colocado o forro acústico e a iluminação interna. Com as graças de Deus e a proteção amorosa da Santa das Rosas e de seus Pais, continuamos nossa caminhada de construção e evangelização para que num breve espaço de tempo possamos ter a sagração do novo templo dedicado a Santa Teresinha do Menino Jesus.

Atividades da Comunidade:

Santa Missa: Primeira quarta-feira do mês às 19h 30min
Grupo de Oração RCC: Toda quarta-feira  às 20h. (exceto na primeira quarta)
Santo Terço Mariano: Toda quinta-feira às 19h 30min
Adoração ao Santíssimo Sacramento: Toda última sexta-feira do mês às 19h 30min.
Catequese: De segunda a sexta-feira em horários pré-estabelecidos.
Setores Missionários: Encontros mensais para estudos bíblicos, campanha da Fraternidade e Novena de Natal.

Contato do Coordenador para mais informações:

Diego - (35)  3271 4093
diego_ant.matematico@hotmail.com