Santa Teresinha do Menino Jesus

Bairro: Pinhão Roxo
Data de Criação: 15/10/1978
Festa da Padroeira: 01 de outubro

Breve Histórico da Comunidade:

A comunidade de Santa Teresinha do menino Jesus, teve início oficialmente no dia 15 de outubro de 1978, com a benção da pedra fundamental na primeira missa celebrada no terreno da futura capela da comunidade, presidida pelo então pároco da paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre José Ramos Leal e sendo Bispo Diocesano da época Dom Antônio Afonso de Miranda.

Antes da fundação da comunidade, havia atividades religiosas na escola municipal Padre José de Anchieta com círculos bíblicos e orações do santo terço incluindo novena de natal, sendo coordenados pelos senhores: Geraldo Machado, Paulinho Moço e a senhora: Alaíde Bibiano Siqueira. Com o caminhar das atividades religiosas, vários leigos do bairro engajaram-se nas atividades sendo eles: Oswaldo Pereira da Silva, Vicente Pracídio, Nelson Martins dos Santos, Nelson Marciano, Benedito Alves de Melo e Joaquim Reinaldo Arantes, onde estes tornaram-se os primeiros coordenadores da comunidade.

Com o crescimento das atividades religiosas, o senhor José Urbanico Vilela fez a doação de um terreno de 3.050 mem nome de sua filha Tereza que era muito devota de Santa Teresinha, para a construção de um templo religioso dedicado à Santa Teresinha.

Assim na data referida deu-se início da construção da capela onde o pároco Padre José Ramos Leal doou o telhado da capela e a senhora Alaíde Bibiano Siqueira fez a doação da imagem original da padroeira.

Com o passar de alguns anos foi fundado pelo então pároco da época, Padre Marraia, o conselho administrativo da comunidade(CAC),com novas pessoas na liderança.

No ano de 2005 um sentimento de expansão tocou o concelho da comunidade que decidiu construir um novo templo dedicado à padroeira, projeto aprovado pelo então pároco Padre Cláudio Romero Vaneli no seu início de mandato na paróquia. Assim no dia 21/11/2005 deu-se início à construção da nova igreja de Santa Teresinha ,com missa de aberturada construção, celebrada pelo vigário Padre Geraldo Ernesto da Silva.

E assim a construção iniciou-se e está até hoje com muitas colaborações. A construção se deu pela força da comunidade com a realização de diversos mutirões.

O então pároco Padre Cláudio Romero Vaneli foi o primeiro sacerdote a celebrar à Santa Eucaristia dentro do prédio da construção da igreja.

Em 2008, Dom Diamantino Prata de Carvalho, então Bispo da Diocese da Campanha, em sua visita pastoral à paróquia ,visitou a comunidade e abençoou a nova igreja que ainda não continha telhado.

Em 2016, foi criado na comunidade os setores missionários com o apoio das Irmãs Vicentinas da Paróquia, em especial Irmã Cristina, que desenvolveu o trabalho de contagem e divisão das famílias em setores. Hoje existem 8 setores missionários espalhados pela comunidade que desenvolvem a campanha da fraternidade, novena de natal e oração do santo terço nas famílias.

Em 2018, instituiu-se na Comunidade o Tríduo e Festa de São Luis Martin e Santa Zélia Guerin, pais de Santa Teresinha, logo após a sua canonização pelo Papa Francisco, com a celebração de sua festa no dia 12 de julho. Esta se tornou a segunda festa fixa da comunidade, depois da Festa da Padroeira.

A construção da Igreja continua até os dias de hoje. Com as graças de Deus e a proteção amorosa da Santa das Rosas e de seus Pais, continuamos nossa caminhada de construção e evangelização para que num breve espaço de tempo possamos ter a sagração do novo templo dedicado a Santa Teresinha do Menino Jesus.

No dia 30 de setembro de 2022, a Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, acolheu, com muita fé, devoção e piedade, as relíquias de sua padroeira. Ter uma relíquia de Santa Teresinha entronizada na sua igreja era um sonho antigo de muitos leigos que participam da comunidade.   As relíquias foram viabilizadas graças à ajuda e o empenho do reverendíssimo Padre Wagner Emídio de Sousa, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, de Muriqui/RJ, Diocese de Itaguaí.
Amigo de alguns leigos lambarienses, ele foi interpelado a auxiliar a comunidade, enviando uma carta para Lisieux/França solicitando uma relíquia para a igreja, uma vez que esta se encontra em construção. Passados alguns meses, Padre Wagner recebeu um envelope vindo direto de Lisieux contendo duas relíquias: uma de primeiro grau, com o fragmento do osso de Santa Teresinha, e outra de segundo grau: um fragmento do hábito. Devido a pandemia da Covid-19, a relíquia não pode ser entronizada na comunidade de imediato. Foram dois anos aguardando o tão sonhado dia para a entronização. Em 30 de setembro de 2022, durante a celebração do terceiro dia do tríduo preparatório à festa da padroeira, presidida pelo Pe. Wagner, as relíquias foram colocadas no tótem, onde está a imagem principal da padroeira. A relíquia de primeiro grau está conservada num relicário, à disposição para a veneração da comunidade. A de segundo grau encontra-se guardada em uma urna, abaixo do relicário, aguardando para ser entronizada no altar da igreja, quando a mesma for sagrada.

Rogamos a Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja, Padroeira das Missões e Santa das Rosas, que proteja, abençoe e ilumine todas as famílias de nossa comunidade, para que, assim, seguindo o seu exemplo de amor e doação, sejamos verdadeiros discípulos missionários em nossa sociedade.

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

Atividades da Comunidade:

Santo Terço Mariano: Quarta-feira às 19h, em preparação para Santa Missa.
Santa Missa: Quarta-feira, às 19h 30min.
Grupo de Oração RCC - Nossa Senhora de Pentecostes: Quinta-feira  às 20h.
Adoração ao Santíssimo Sacramento: Sexta-feira das 15h às 16h.
Catequese: De segunda a sábado em horários pré-estabelecidos.
Setores Missionários:  Via-Sacra, Campanha da Fraternidade e Novena de Natal.

Contato do Coordenador para mais informações:

Fátima - (35)  99819-5787