Nossa Senhora de Fátima

Bairro: Campos
Data de Criação: 1932
Festa do Padroeiro: 13 de maio

Breve Histórico da Comunidade:

No bairro São Francisco, hoje denominado Campos, por volta do ano de 1910, ocorreu assassinato de um homem. No lugar ergueram uma Santa Cruz, realizando ali, todo dia 3 de maio, uma festa em honra da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

No ano de 1932, o senhor José Pereira da Costa, mais conhecido como José Emboava decidiu erguer uma capelinha junto ao cruzeiro, a pedido de sua esposa Zulmira. A capelinha foi consagrada a Nossa Senhora Aparecida. Na capela eram realizadas duas missas ao ano, sendo a do dia 3 de maio, festiva. Havia na capela uma bela cruz de madeira, ornamentada com um martelo, uma torquês e uma escada. Tudo feito artesanalmente em madeira nobre. Na mesa do altar havia pombas esculpidas e lâmpadas coloridas. Ao lado da Capela havia um coreto onde eram realizados os leilões.

Um sino convidava o povo para as celebrações. Esta capela permaneceu até o ano de 1995, quando o senhor João Pereira dos Santos, líder comunitário, teve a idéia de fazer uma nova Capela com maior espaço para abrigar o povo da comunidade que havia crescido.

Com a autorização do Padre Marraia, pároco da época, o senhor José Carlos dos Reis doou o terreno. Com grande ajuda da comunidade, mas em meio a críticas, o senhor João Pereira batalhou para que o sonho da capela nova e maior fosse realizado. O senhor Joaquim Pereira dos Santos, pedreiro, auxiliado pelos homens da comunidade que nada cobraram, deixaram, no mesmo ano de 1995, a capela coberta e com o contra-piso. Em 96 e 97, boas equipes de festa foram montadas para angariar fundos que objetivaram a continuidade das obras. A comunidade crescia. Setenta e seis dizimistas foram cadastrados e, então, Padre Vicente Toledo passou a celebrar a missa mensal na comunidade, no mesmo dia das missas na comunidade da Capelinha do Imbirizal. A celebração em nossa comunidade acontecia na 1ª quinta-fera, às 17h30.

Fortalecida em sua caminhada, a comunidade foi reconhecida oficialmente como parte da Rede de Comunidades Nossa Senhora da Saúde de Lambari. Padre Vicente sugeriu Nossa Senhora de Fátima como Padroeira. Foi ele quem doou a imagem para a Capela. A Imagem, vinda de Portugal, foi um presente dado a ele pela senhora Egenie Simes Bacha (in memorian), proprietária do Hotel Glória, em Lambari. A Imagem foi recebida com grande festa pelos fieis.

Com as festas de 1998 e 1999, outros bens foram adquiridos como equipamentos de som, forro e alguns objetos litúrgicos.

Em dezembro de 1999 formou-se o primeiro Conselho Administrativo da Capela (CAC). Em 2000, foram construídos os banheiro, adquiriu-se um padrão de energia elétrica e foram instalados quatro ventiladores e também a Pastoral do Dízimo.

Com o valor arrecadado na festa de 2001, construiu-se a Capela do Santíssimo Sacramento. No mesmo ano deram inicio a Catequese e a Pastoral  do Batismo na comunidade.

Com a renda da festa de 2002, a Capela foi ampliada. Em 2003, toda área ao redor do coreto foi concretada. Em 2004 foi construído um palco para a realização das festas. O primeiro batizado na comunidade foi celebrado no dia 11 de novembro de 2004. Em 2005, a comunidade adquiriu duas caixas de som para o Coral.  Em 2006 a Igreja foi pintada. No ano de 2007, a Capela adquiriu objetos litúrgicos para as celebrações: cálice, patena, âmbulas, túnica para o padre, duas estolas e vestes para leitores.

Com a renda da festa de 2008, o espaço ao redor da Igreja foi fechado. Em 18 de dezembro, Dom Diamantino visitou nossa comunidade. No ano de 2009, Padre Cláudio celebrou a Vigília Pascal em nossa Capela.

Antes da festa de maio de 2009, foi construído um local que pudesse preparar mais facilmente os alimentos em dias de festa. No dia 24 de dezembro de 2009, Padre Cláudio presidiu a Missa Solene de Natal. No dia 1º de abril de 2010, tivemos a alegria da Missa de Lava-Pés e Adoração Eucarística. No mês de Maio, realizamos mais uma festa da Padroeira. Em abril de 2001,outra Celebração do Lava-Pés foi realizada em nossa Capela, presidida pelo Padre Nelson e que contou com a presença do ex-seminarista Alisson Esteves.

A última ampliação foi realizada no ano de 2011 autorizada pelo então pároco Padre Cláudio Romero Vanelli, onde um maior altar foi colocado, reformou-se a Capela do Santíssimo Sacramento e a sacristia.

Atividades da comunidade:

Santa Missa: Segunda quinta-feira e 1º domingo do mês.
Adoração ao Santíssimo Sacramento:  Toda quinta-feira às 19h30.
Terço dos Homens: Toda segunda-feira às 19h30.
Terço da Mãe Rainha: Dia 18 de cada mês às 19h30.
Celebração da Palavra: Todos os domingos às 8h30.
Catequese.
Campanha da Fraternidade em Família.

Novena de Natal.

Contato do Coordenador para mais informações:
Bianca - (35) 98435-2570
biancasantosbf8@gmail.com