São Sebastião

Bairro: Serrinha
Data de Criação: 1985
Festa do Padroeiro: 20 de janeiro

Breve Histórico da Comunidade:

Numa paisagem cercada de montanhas e coberta pelo verde, pouco distante do povoado do bairro Serrinha, havia uma cruz de São Sebastião, onde os moradores do bairro faziam suas orações todos os domingos. Este local foi escolhido para que pudesse ser construída uma capela em honra a São Sebastião. Porém, não foi possível, de início, conseguir os recursos necessários.

Um dos moradores do bairro, sr. João Batista de Moraes (João Mariano), passava por ali todos os dias para ir ao trabalho. Quando chegava ao local, percebia que a cruz estava com o braço caído, por conta dos animais que por ali passavam. Sr. João fazia ali suas orações e concertava a cruz. Pedia, então, a Deus, a graça de tornar possível a construção de um cruzeiro e uma capela. Foi levado ao conhecimento do Cônego José Ramos Leal, pároco na época, o desejo e a necessidade da construção da capela e do cruzeiro. Ele, então, reuniu alguns moradores do bairro, como o sr. João Mariano, José Eufrásio Pereira (Dedé Pereira), e Maria Benedita Fonseca, uma professora aposentada e muito religiosa. A partir desta reunião, foram tomadas as providências para que pudesse ser construída uma capela.

Muito tempo antes desses fatos, uma moradora do bairro vizinho tinha o costume de rezar o terço durante todo o mês de maio. Começando nas casas dos moradores da Serrinha, e terminando em sua casa, no bairro Jardim. Esta, percebendo a necessidade de uma capela no bairro, prometeu doar um terreno para que pudesse então, ser construída. Ela levou isso ao conhecimento do sr. João Mariano. Ele, então, quando foi tomada a decisão da construção da capela, lembrou-se da promessa feita por D. Maria Auxiliadora Carneiro (D. Dorinha), e falou com ela a respeito de tudo. D. Dorinha foi muito pronta e doou o terreno. Mas este era muito pequeno. Ao lado, havia um outro terreno, que era, também, de propriedade de D. Dorinha. Ela fez a proposta de vender este outro terreno, para que assim a capela pudesse ser construída. Porém, a comunidade não tinha dinheiro para realizar a compra.

Sr. João Mariano, então, com permissão da paróquia, saiu fazendo arrecadações para que o dinheiro fosse suficiente para comprar o terreno.

Um cunhado do sr. João Mariano, da cidade de Três Corações, chamado Vicente Augusto Ferreira (Vicente Peão), ficou comovido com o esforço de todos e doou o valor necessário para a aquisição do terreno. E com o empenho de todos, foram arrecadados muitos materiais necessários à construção.

Em 1985, foram realizadas em Lambari, as Santas Missões. Na comunidade, como ainda não havia capela, as orações foram feitas em um estábulo, cedido por um fazendeiro do bairro, conhecido por sr. Lico. Neste ano, foi construído e inaugurado o cruzeiro de madeira, doado pelo sr. Antônio de Souza Meirelhes (Toninho Meirelhes). Foi então que se deu início à construção da capela. Porém, tudo oque foi arrecadado, não foi suficiente para terminar a obra. A paróquia, então, por meio do Cônego Leal, fez um empréstimo do valor necessário para o término da obra. Enfim, com muita luta e sacrifício, a capela foi construída.

A primeira Missa na capela, foi celebrada no ano de 1987. E com o esforço de todos os moradores do bairro, e pela intercessão de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, foi realizada a primeira festa na comunidade, em honra a São Sebastião. Com a arrecadação da festa, foi possível liquidar a dívida com a paróquia.

Desde então, a comunidade participa de forma muito ativa das atividades na capela. O bispo diocesano já esteve presente, ministrando o sacramento da crisma, foram realizados também batizados e matrimônios. Hoje em dia, muitos seminaristas visitam a comunidade, contribuindo com os diversos grupos que realizam seus trabalhos pastorais na capela.

Toda a comunidade é muita grata e feliz pelas maravilhas que Deus aqui realizou.

Atividades da Comunidade:

Santa Missa: terceira sextas-feira de cada mês.
Celebração da Palavra:
Todos os Domingos.
Catequese.

Contato do Coordenador para mais informações:

André - (35) 98897-8519
andrelambari.5@gmail.com