Santa Rita de Cássia

Bairro: Colinas
Data de Criação: 12 de maio de 2012
Festa do Padroeiro: 22 de maio

Breve Histórico da Comunidade:

No ano de 2012, foi celebrada a primeira "Santa Missa de rua" em louvor à Nossa Senhora da Saúde, em Lambari. Naquela ocasião, estava presente na paróquia, realizando trabalhos pastorais, a irmã Inês. Ela, assistindo a comunidade, pediu aos moradores do bairro que dessem sugestões sobre quem poderia ser o padroeiro ou padroeira da comunidade. Todos, então, entraram num consenso e ficou decidido que seria Santa Rita de Cássia, a “Santa das causas impossíveis”.

Como não havia capela na comunidade, irmã Inês sugeriu que a todo dia 22 de cada mês, fosse celebrada a Santa Missa nas casas dos moradores que assim permitissem. E assim se fez.

No dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, irmã Inês, com muita propriedade e maestria, fazia questão de realizar uma procissão pelas ruas do bairro em homenagem à Santa Rita de Cássia.

No ano de 2016, irmã Inês teve que deixar a cidade de Lambari. Entretanto, a comunidade acolheu mais duas grandes colaboradoras: irmã Cristina e irmã Verônica. Ambas prestaram uma atenção muito especial à comunidade, contribuindo muito para que as atividades continuassem. Algum tempo depois, elas foram remanejados para outra cidade e também precisaram deixar Lambari.

Durante o tempo de permanência das irmãs, D. Gilda de Castro colaborou muito com todos os eventos realizados na comunidade. E ainda hoje, continua prestando grandes e relevantes auxílios nos acontecimentos religiosos, sobretudo das celebrações das Santas Missas.

No paroquiato de Cônego Marcos Menezes, ele propôs que as Missas em honra à padroeira Santa Rita de Cássia, passassem a ser celebradas às últimas quartas-feiras de cada mês, e não mais a cada dia 22 como era de costume. A comunidade acatou a sugestão do pároco, visto que se tratava de uma mudança para o melhor trabalho da paróquia.

Atividades da comunidade:

Santa Missa: Última quinta do mês. (residências dos moradores do bairro).
Círculos Bíblicos.
Novena de Natal.

Contato do Coordenador para mais informações:
Geraldo - (35) 99926-3894
g.alexandre.filho@bol.com.br