Jubileu: tempo da graça de Deus

             Iniciamos o ano de 2020 e, com ele, as comemorações jubilares dos 170 anos de elevação da terra das Águas Virtuosas ao título de Paróquia. Criada pelo Decreto 487, de 28 de junho de 1850, assinado pelo senhor Coronel Romualdo José Monteiro de Barros, Vice-Presidente da Província de Minas Gerais, a Paróquia foi consagrada à Santíssima Virgem Maria, sob o título de Nossa Senhora da Saúde. A primeira igreja construída em sua honra data de 1832.

             Reza o livro do Eclesiastes que debaixo do céu há um tempo para tudo e, tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para construir e tempo para destruir; tempo para abraçar e tempo para separar; tempo para plantar e tempo para colher o que se plantou. Neste tempo concedido por Deus, temos a graça de uma colheita abundante, fruto do trabalho tenaz de tantos homens e mulheres que, ao longo destes 170 anos, espalharam, nesta terra fértil do Sul das Gerais, sementes de fé, esperança e caridade. Nesta porção do povo de Deus da centenária Diocese da Campanha, presente em Lambari, celebramos a fé e a vida da nossa boa gente, suas lutas e esperanças, fracassos e vitórias, tristezas e alegrias. São muitas as famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos espalhados pelo campo e pela cidade, sob o amparo celeste de nossos queridos Padroeiros: São Sebastião (Serrinha), São José (Nova Baden), Sagrado Coração de Jesus (Serrote), Santa Rita de Cássia (Colina), Nossa Senhora Aparecida (Volta do O), Santo Antônio de Pádua (Recanto da Serra), São Judas Tadeu (Silvestrini), São Benedito (Vila Nova), São Vicente de Paulo (Vila Brasil), São Francisco de Assis (Volta do Lago), Santa Terezinha do Menino Jesus (Pinhão Roxo), Santo Expedito (Cafundó), Santa Luzia (Três Barras), São Pedro (Vargem Grande), São Geraldo Magela (Congonhal), Imaculada Conceição (Capelinha do Imbirizal), Nossa Senhora de Fátima (Campos), São João Batista (São João), Divino Pai Eterno (Mantiva), Sagrada Família (Vista Verde) e Mãe Rainha (Sertãozinho).

              Com as forças vivas espalhadas pelas diversas Pastorais, Movimentos, Ministérios, Grupos de Oração e Conselhos, formamos a Igreja viva, anunciado Jesus Cristo e o seu Reino nestas terras lambarienses, bem como a tantos que nos visitam ao longo dos anos, fazendo-se peregrinos nesta Cidade de Maria, Saúde dos Enfermos.

               Ao longo dos próximos meses, até o grande dia jubilar, 28 de junho, muitas serão as atividades e celebrações de ação de graças a Deus pela história de fé de nosso povo. É hora de render graças por tantos sacerdotes, religiosas e leigos que ao longo deste tempo gastaram suas vidas a serviço da evangelização em nossa comunidade paroquial. Cada luta empreendida, cada gota derramada de suor, é semente de um mundo novo a partir dos altares de nossas Igrejas urbanas e rurais, onde nosso povo se reúne para partilhar a Palavra, celebrar a Eucaristia e viver a unidade eclesial.

                Cercada pela maravilhosa Serra das Águas, irrigada pela abundância das águas milagrosas, sob os auspícios da Senhora da Saúde, nossa Paróquia deseja ardentemente continuar a caminhada rumo ao Coração do Pai, nosso destino final. O Reino de Deus acontece e se instaura entre nós pelas mãos sujas e as testas suadas de quem se ocupa em mostrar a beleza do céu, através da nobreza das coisas celestes.

                 É tempo de celebrar!

                 Em tudo, Deus seja bendito e louvado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wagner Tadeu Alves
Coordenador Paroquial de Liturgia