Santo Rosário

Por que se chama Rosário?

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'.
        A Virgem Maria revelou a muitas pessoas que, cada vez que rezam uma Ave Maria, lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas.
        A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
        A Santa Igreja recebeu o Rosário em sua forma atual em 1214 de uma forma milagrosa: quando Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo.
        O Rosário é um presente do céu, se foi Jesus quem nos ensinou o Pai Nosso, foi a própria Virgem Maria quem nos deu o Rosário para nos ajudar material e espiritualmente. Como dizia o servo de Deus, Pe. Aníbal: "É uma escada pela qual sobem nossas orações e descem as graças".
        Vários Papas da Igreja foram fervorosos nessa grandiosa oração vinda do céu. Dentre eles, temos o venerável Pio XII: "Será vão o esforço de meditar a situação decadente da sociedade civil se a família, princípio e base de toda a sociedade humana, não se ajustar diligentemente à lei do Evangelho. E nós afirmamos que, para desempenho cabal desse árduo dever, é sobremaneira conveniente o costume da reza do terço em família. (...) De novo, pois, e categoricamente, não hesitamos em afirmar em público que depositamos grande esperança no Rosário de Nossa Senhora como remédio dos males do nosso tempo". (Encíclica Ingruentium Malorum de 15/9/1951). São João Paulo II: "O Rosário é a minha oração predileta. (...) Recitar o Rosário nada mais é senão contemplar com Maria o rosto de Cristo. (...) Hoje, encontramo-nos diante de novos desafios. Por que não retomar na mão o terço com a fé dos que nos precederam? O Rosário conserva toda a sua força e permanece um recurso não descurável na bagagem pastoral de todo o bom evangelizador". (Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariæ, 16/10/2002). Santo Padre, Papa Bento XVI: "Quero dirigir-me aos jovens, aos doentes e aos recém casados, para incentivar todos eles a aprofundar a piedosa prática do Santo Rosário. (...) O Rosário é uma oração Evangélica que nos ajuda a compreender melhor os mistérios fundamentais da História da Salvação" (Audiência geral de 18/5/2005).
         Rezar o Rosário diante do Santíssimo Sacramento é sinal de muitas bênçãos e graças em nossa vida. Padre Pio rezava por horas inteiras com o Rosário junto ao altar do Santíssimo Sacramento. Quando for possível deve se rezar ao Santíssimo Sacramento, pois através de um terço rezado dessa maneira, consegue-se indulgência plenária aplicada ou a si próprio ou a alguma alma do purgatório.
         Portanto, exorto a todos os meus irmãos e irmãs na fé, a rezarem o Santo Rosário ou ao menos o terço diariamente, para que não venhamos a cair no erro do pecado, de heresia e apostasia que tanto ofendem a Deus e a Nossa Senhora. Tenhamos em nossos corações o que nos ensina São Pio de Pietrelcina: "a sociedade de hoje na reza; por isso está em pedaços. A decadência do mundo é sem dúvida resultado da decadência do espírito de oração".
         Que Nossa Senhora do Santíssimo Rosário abençoe a todos!
         Salve Maria Santíssima!

Luiz Cristóvão Magalhães