Homenagem ao Maestro Geraldo Machado

O texto que segue foi obtido por João Natali, membro do coro paroquial, por meio de uma conversa com o sr. Geraldo Machado, por ocasião do ano jubilar em comemoração dos 170 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, no ano de 2020.

"Do alto de seus 92 anos, o Sr. Geraldo Machado vem aqui fazer memória de uma vida dedicada à Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde. Sua vida religiosa começou ainda criança, quando aos 8 anos de idade, sua mãe o levou à Igreja e entregou-o ao Sagrado Coração de Jesus, pois era um menino muito levado e inquieto. Consagrou-o e, até hoje, é devoto do Sagrado Coração, sendo membro do Apostolado da Oração.
Começou então a se interessar pela música litúrgica ouvindo as pessoas que, na época, tocavam harmônio na Igreja: Dona Pick, Dona Palmira e, junto a elas, cantavam o Professor Clóvis, o Tiãozinho e ele, naquele tempo, ainda em latim. Com o passar do tempo foi assumindo o coro e as missas.
Mais tarde, o coral foi aumentando e agregando vozes para o canto à 4 vozes e assumindo então a Semana Santa com os motetos. Nessa época agregaram vozes como Dona Edite, Dona Carmem, Maisa, Juvêncio, Zelina, Ivone, Zé Marques, entre outros, todos já falecidos.
Depois, com o Concílio Vaticano II, as missas passaram ao português e então começou o movimento de adaptação das músicas para as celebrações litúrgicas. Nessa época, foram introduzidos também outros instrumentos na liturgia, tais como violões, guitarras, entre outros.
Participando sempre dos encontros diocesanos e paroquiais de formação litúrgica e através da Escola de Música Municipal, a qual esteve à frente por muitos anos, formou muitos músicos e cantores para a nossa Igreja.
Houve momentos marcantes em que o coral, sobre sua regência, viveu nesta Matriz. Como a ordenação sacerdotal do Frei Luizinho e do Padre Carlinhos, filhos de Lambari.
Foram muitos anos de vida de extrema dedicação e muita doação para nossa querida Igreja, sempre com muita obediência a todos os padres que por aqui passaram, fazendo uso do dom da música a serviço das celebrações, contando sempre com a ação do Espírito Santo e com o compromisso fiel de cantar a liturgia fazendo memória da paixão, morte e ressurreição de Cristo.
Desses 170 anos de criação da nossa paróquia, 80 anos o Sr. Geraldo esteve presente com seu trabalho incansável à frente da música litúrgica.
E de geração em geração, chegamos até os dias de hoje com a formação atual. Temos hoje uma referência profunda e marcante do trabalho do Sr. Geraldo que deixa um legado de compromisso e amor à Santa Igreja".

Sr. Geraldo Machado faleceu no último dia 06 de fevereiro de 2022.

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde entrega ao Senhor Deus a vida deste servo tão fiel que, durante tantos anos, com muito amor e afinco, dedicou seu tempo e seu conhecimento à música litúrgica. Descanse em paz nosso eterno Maestro Geraldo Machado! Nossa gratidão por tudo que realizou em nossa cidade e em nossa paróquia. Que a Senhora da Saúde, Mãe bondosa e compassiva, o conduza à presença de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que possas cantar eternamente a Ele seus louvores. Nossas orações e solidariedade aos familiares e amigos.

Pastoral da Comunicação