Mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus

No mês de junho, a Santa Igreja se dedica à devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Dois fatos bíblicos demonstram que desde os primórdios da Igreja podemos perceber esta devoção: Primeiro, o gesto de João, o discípulo amado, ao apoiar sua cabeça sobre o peito do Senhor durante a última ceia. E segundo, o soldado que, com um golpe de lança, transpassa o Coração Santo do Senhor. Posteriormente, no ano de 1673, Santa Margarida Maria Alacoque teve uma visão durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, onde o próprio Senhor lhe pediu para que fosse propagada a devoção ao Seu Sagrado Coração.

E de que forma nós, fiéis, devemos nos portar para bem vivermos esta devoção?

Dois aspectos:

Primeiro: O Coração de Jesus foi ferido, não apenas fisicamente. Ofendido por insultos e ameaças. Medo e agonia o tomaram. O Sagrado Coração resistiu até o último momento. Até que parou de bater, para que se cumprisse o plano de salvação do Pai, a fim de que nossos corações pudessem ter vida. Coração transpassado pela lança do soldado, derramando sangue e água, fonte de misericórdia para cada um de nós.

Segundo: O coração de Jesus triunfou. Voltou à vida, proporcionando para nós a salvação esperada. Lugar de honra, do Sagrado Coração nascem todas as graças e bênçãos dirigidas à humanidade, evidenciando para onde vão nossas preces e súplicas, nossas orações e agradecimentos.

Tendo isto em vista, que nos dediquemos de forma fervorosa a esta santa devoção. O Sagrado Coração de Jesus tudo sofreu para, por fim, vencer. Saibamos, pois, por este motivo, que nossas dores e sofrimentos, que são passageiros, estão produzindo para nós uma glória que é eterna. Peçamos a graça de possuir um coração que se assemelhe ao de Jesus, buscando o bem comum, ensinando aos que precisam, perdoando, intercedendo e levando o Evangelho a todos.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!

José Antônio Júnior de Sousa
Pastoral da Comunicação