Ano Diocesano da Juventude

“Subo ao altar de Deus, que é a alegria da minha juventude!”

Caríssimos irmãos e irmãs, este pequeno trecho de uma bela canção nos faz pensar em algo que é muito caro ao olhar de nossa Santa Igreja: a presença marcante da juventude na vida eclesial. Aqui podemos afirmar com plena convicção: feliz o jovem coração que encontra, em Deus, sua alegria!

Em um cenário atual, marcado por tantos fatos e fatores que propiciam à juventude uma vida completamente desregrada, é possível também comover-se e alegrar-se com o empenho e a dedicação de tantos jovens que, por amor a Cristo e à Igreja, tomam a decisão de buscar um caminho de santidade. Tantos são os que se doam ao serviço pastoral em favor do Reino de Deus, os que respondem ao chamado do Senhor e vivem fortemente a vocação sacerdotal ou religiosa, os que sonham e vivem a vocação matrimonial e desde o início decidem-se por vivenciar um namoro santo. Enfim, são tantas as ocasiões, onde percebemos a influência positiva da Igreja na vida dos jovens na atualidade.

Vista tamanha importância da presença dos jovens na vida ativa da Igreja, nosso bispo diocesano, D. Pedro Cunha Cruz, proclamou no último dia 18 de abril, Quinta-feira Santa, o “Ano Diocesano da Juventude”, com o lema: “Nossa Campanha é resgatar jovens para Cristo”. A proposta é fazer com que a Igreja volte um olhar especial aos jovens, demonstrando-lhes a importância de possuir um coração voltado, sobretudo, a Deus.

Peçamos a Deus a graça de conseguirmos, em nossa paróquia, prestar uma atenção especial aos jovens que se dedicam a uma vida de serviço ao Reino, e sobretudo, que essa atenção seja ainda maior para com aqueles jovens que, por algum motivo, ainda não tiveram a oportunidade de experimentar do grandioso amor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, Senhora da Saúde, a juventude possa dar um testemunho fecundo de fé, evidenciando a grandeza de uma vida feliz caminhando com seu amado Filho. Rezemos, irmãos e irmãs, pelas forças vivas de nossa paróquia, que proporcionam aos jovens, a visão desta vida plena em Deus, tais como o Encontro de Adolescentes com Cristo (EAC), o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), a Renovação Carismática Católica (RCC), dentre outros.

Jovens, estejamos sempre prontos para responder ao chamado do Senhor. Busquemos servir nas diversas pastorais, movimentos e ministérios de nossa paróquia. A exemplo da jovem e Virgem Maria, demos nosso “sim" ao projeto do Senhor para nossas vidas. São João Paulo II foi taxativo quando disse: “Jovens, não tenhais medo de ser santos!”. Testemunhemos nossa fé e mostremos a todos os que estão à nossa volta, a alegria do servir ao Senhor.

José Antônio Júnior de Sousa
Pastoral da Comunicação