Nossa Senhora do Carmo

Imagem: PasCom Santo Antônio - Campanha, MG

Com grande alegria festejamos neste mês de julho, a Santa Virgem Maria, Senhora do Monte Carmelo ou simplesmente Nossa Senhora do Carmo. Esta devoção é muito cara à piedade do povo cristão no mundo inteiro e não é diferente com o nosso povo campanhense, colocado sob o patrocínio da Flor do Carmelo.

A pedido do Bispo Diocesano, Dom João de Almeida Ferrão, do Cabido e dos fiéis, foi proclamada Patrona Principal da Diocese da Campanha, em 11 de Fevereiro de 1925.

O pensamento volta-se para a montanha sagrada, que no mundo bíblico é sempre considerada como símbolo de graça, de bênção e de beleza. Naquela montanha os carmelitas dedicaram à Virgem Mãe de Deus, "Flos Carmeli" (Flor do Carmelo), que possui a beleza de todas as virtudes, a sua primeira igreja, exprimindo assim a própria vontade de se confiarem completamente a Ela e de ligarem de modo indissolúvel o próprio serviço a Maria com o serviço em atenção a Cristo.

Os grandes místicos carmelitanos entenderam a experiência de Deus na própria vida como um "caminho de perfeição" (Santa Teresa de Jesus), como uma "subida ao Monte Carmelo" (São João da Cruz). Neste itinerário está presente Maria. Ela torna-se, enquanto Virgem Puríssima, modelo do contemplativo, sensível à escuta e meditação da Palavra de Deus e obediente à vontade do Pai, por meio de Cristo no     Espírito Santo. Por isso no Carmelo floresce uma vida de intensa comunhão e familiaridade com a Virgem Santa, como "maneira nova" de viver para Deus e de continuar aqui na terra o amor do Filho Jesus a Maria sua Mãe.

Roguemos à Santa Virgem Maria, Senhora do Monte Carmelo, que tenha sob o perpétuo socorro de sua proteção o povo de Deus presente na Diocese da Campanha, juntamente com nosso Bispo, Pedro, nosso Bispo Emérito Diamantino, os Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e Seminaristas.

FLOR DO CARMELO, NOSSA ALEGRIA, SALVE, SALVE MARIA!

Wagenr Tadeu Alves
Pastoral Litúrgica