São Joaquim e Sant'Ana

        No dia 26 de julho, celebramos o dia de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, os quais estão intimamente ligados à figura dos avós, cuja festa é, por tal motivo, comemorada no mesmo dia.
             Pelo conhecimento da história Joaquim e Ana eram judeus e viviam em Israel em uma época de grande tensão para o povo de Deus, pois havia a promessa da chegada do Messias.
         Ana,  que possuía idade avançada, não tinha filhos e isso era causa de grande desgosto e vergonha. Entretanto, por confiarem muito no poder de Deus, Joaquim e Ana nunca deixaram de rezar e pedir que o Senhor lhes concedesse tal milagre.
Por meio da fé e do poder da oração, Joaquim e Ana foram os escolhidos para serem os pais da Mãe do Filho de Deus e todo o desgosto e vergonha deu espaço a grande alegria.
       São Joaquim e Santa Ana foram fundamentais no projeto da salvação da humanidade, haja vista Maria ter sido por eles gerada - e educada na fé - com o desígnio de se tornar a Mãe de Deus. Em 1913, a Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, reconheceu o dia 26 de julho, dia de São Joaquim e Sant’Ana, como sendo o “Dia dos Avós”.
         Nesse dia bem como em todos os outros, vislumbremos os avós como a figura de amor e ternura que nos aproxima de Deus. Que com eles possamos crescer na certeza da fé e da oração e que, assim, digamos “sim” aos projetos que Ele nos confia.
Que Deus, junto à Bem-Aventurada Virgem Maria e pela intercessão de São Joaquim e Sant’Ana, abençoe cada um de nós, em especial nossos avós.

          São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus - Rogai por nós!

Rafaela Maria Ribeiro da Silva
Pastoral da Comunicação