Memórias do Maestro Geraldo Machado - Especial, 170 Anos de Criação da Paróquia.

*Memórias do Maestro Geraldo Machado com relação à Música Litúrgica na Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

Do alto de seus 92 anos, o sr. Geraldo Machado vem, por meio de uma boa conversa, trazer sua lembrança de uma vida dedicada ao servir na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde. Sua vida religiosa começou quando ainda era criança. Aos 8 anos de idade, sua mãe o levou à Igreja e entregou-o ao Sagrado Coração de Jesus, pois era um menino muito levado e inquieto. Consagrou-o e, até hoje, é devoto do Sagrado Coração de Jesus, sendo membro do Apostolado da Oração.
Com sua vivência na Igreja, passou então a ficar atento às pessoas que, na época, tocavam harmônio nas celebrações, como Dona Pick e Dona Palmira. Com elas, cantavam o Prof. Clóvis, Tiãozinho e o próprio sr. Geraldo. Pessoas que se dedicaram ao canto litúrgico no tempo em que a Santa Missa ainda era celebrada em latim. Com o passar do tempo, sr. Geraldo foi se responsabilizando pelas Missas e também pelo coro paroquial.
Mais tarde, foi responsável por agregar ao coro vozes importantes que possibilitaram o canto a quatro vozes. Vozes essas, que sr. Geraldo fez questão de destacar: Dona Edite, Dona Carmen, Maisa, Juvêncio, Zelina, Ivone, Zé Marques, entre outros. Todos já falecidos. Também nesta época, iniciou o trabalho com os motetos entoados nas celebrações da Semana Santa.
Com o Concílio Vaticano II, as Missas passaram a ser celebradas em português. Com isso, foi necessário um grande movimento de adaptação dos cantos para as celebrações litúrgicas. Sr. Geraldo esteve também à frente desta mudança. Também aí, puderam ser somados aos grupos de canto e ao coro, outros instrumentos, como o violão e a guitarra, por exemplo.
Participando sempre dos encontros diocesanos e paroquiais de formação litúrgica e da Escola de Música Municipal, a qual esteve à frente por muitos anos, sr. Geraldo formou muitos músicos e cantores para nossa Igreja.
Na regência do coro paroquial, sr. Geraldo viveu momentos de grande importância para a vida eclesial da comunidade lambariense, como a ordenação sacerdotal do Frei Luizinho e do Padre Carlinhos, filhos da terra das águas virtuosas.
Foram muitos anos de extrema dedicação e muita doação para com nossa querida paróquia. Sempre com muita obediência a todos os padres que por aqui passaram, fazendo uso do dom da música a serviço das celebrações, contando sempre com a ação do Espírito Santo e com o compromisso fiel de cantar a liturgia, fazendo memória da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nesses 170 anos de criação de nossa paróquia, 80 sr. Geraldo Machado esteve presente com seu trabalho incansável à frente da música litúrgica. De geração em geração, seu trabalho foi passado, até chegar aos dias atuais. Com este belo exemplo, sr. Geraldo Machado deixa um legado de compromisso e amor à Igreja Santa de Cristo.
Neste ano jubilar, nossa comunidade paroquial rende graças ao Senhor pela vida deste servo fiel, que tanto se doou e ensinou a beleza de cantar a liturgia. A Senhora da Saúde, nossa Mãe e Padroeira, seja sempre sua intercessora e o Senhor Deus cumule de bênçãos sua vida.

João Alfredo Natali.

Pastoral do canto litúrgico.
Membro do coro paroquial.