Comunidades / Divino Pai Eterno - Mantiva

Em 1975, Benedita de Fátima, uma jovem moradora do bairro, em visita a uma tia, no bairro Silvestrini, ganhou um livreto da Campanha da Fraternidade. Chegando em sua casa, convidou as famílias do bairro e realizaram os encontros. Mais tarde, iniciaram a reza do terço e faziam as celebrações do mês de maio.

No ano de 1990, a comunidade, através das senhoras Elisa e Anéia foram � casa paroquial a fim de solicitar a celebração da Santa Missa. Como a comunidade ainda não era oficialmente constituída, Padre Marraia pediu à comunidade vizinha de São João Batista que cedesse o dia da Missa para a comunidade da Mantiva e assim foi feito. A celebração contou com a participação do coral da comunidade Santa Quitéria, da Paróquia de Heliodora.

Tempos depois, Padre João Luiz, vigário paroquial, celebrou a Santa Missa que contou, na parte do canto litúrgico com o casal Donizete e Letícia, da Matriz de Lambari. Essas celebrações foram marcando o início da vida da comunidade e acendendo o ardente desejo de que ali fosse constituída uma nova comunidade da Paróquia de Lambari.

Em visita à casa de dona Anéia, Padre Marraia e Adelaide, coordenadora paroquial de Catequese na época, solicitaram a formação de turmas de catequese no bairro. A senhora Maria Paulina Inácio e seu esposo Joaquim Inácio, já falecido, sempre viveram com muita dificuldade morando em fazenda. Tempos depois, conseguiram comprar um pequeno sitio no bairro Mantiva, construíram uma casa e plantaram café. O casal tinha uma grande devoção a Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião. Com a ajuda de vizinhos e amigos de outras comunidades, Dona Maria e seu esposo Joaquim ergueram uma pequena capela dentro do terreno. A construção foi concluída em 2001.

No ano de 2006, Padre Geraldo Ernesto, então vigário paroquial, se fez muito presente juntos à comunidade que contava com 30 famílias. Sempre que possível celebrava a Santa Missa com a ajuda dos Ministros da Eucaristia do bairro São João.

Em 2008, Dom Diamantino visitou a comunidade e autorizou sua constituição junto � Paróquia de Lambari. Padre Cláudio, o pároco, e Wagner Tadeu, coordenador de pastoral na paróquia, em visita à casa de Dona Maria pediu que ela, dentro de sua devoção, elegesse o padroeiro da comunidade, uma vez que na Paróquia já havia comunidade dedicada a Nossa Senhora Aparecida (Volta do Ó) e São Sebastião (Serrinha). Foi então que Dona Maria disse ter uma grande devoção ao Divino Pai Eterno, o qual foi aclamado por toda comunidade como o Padroeiro.

A família providenciou a escritura do terreno e com grande alegria acolheu, no dia 8 de janeiro de 2009 a imagem oficial do Pai Eterno, em Missa Solene presidida pelo Padre Nelson Barbosa Lima, vigário paroquial, recém chegado à Paróquia. Membros da Pastoral Litúrgica e do CPP da Paróquia se fizeram presentes na Celebração.

Duas imagens do Divino Pai Eterno estão hoje na Capela: a que fica no altar foi adquirida no Santuário de Aparecida pelo coordenador do CPP, Wagner, feita em resina importada. A outra, fica na Sacristia e todos os anos, por ocasião da festa da Santíssima Trindade, peregrina visitando as famílias do bairro. Veio do Santuário de Trindade, em Goiás e é feita de gesso.

Atividades da comunidade

Santa Missa: Segunda Terça-Feira do mês, às 19h 30min

Catequese

Movimento da Mãe Rainha

Reflexões das Santas Missões Populares

Terço e Súplicas ao Divino Pai Eterno: Toda sexta-feira, às 19h 30min.

Galeria de Fotos Divino Pai Eterno - Mantiva