Paróquia

Informativos

Comunidades

Comunidades / São Geraldo Magela - Congonhal


A comunidade iniciou-se pelos anos de 1960 e 1962, agregada ao bairro da Capelinha do Imbirizal com a participação de três senhores: Geraldo Paulino, Francisco Paulino e José Paulino. Participavam das Missas na Capela Imaculada Conceição, dos terços, novenas, e toda essa espiritualidade foi trazida para o bairro, que na época contava com sete famílias, aproximadamente. A devoção a Nossa Senhora era muito forte. Passaram a peregrinar com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, carregada em um andorr, pelas casas das famílias que aos poucos ia crescendo.

Em 1978, surgiram os folhetos de Círculos Bíblicos trazidos pelo Cônego José Ramos Leal. O Senhor Jorge Paulino formou um grupo para as reflexões dos Círculos. O grupo se reunia na escolinha do bairro. Mais tarde, outro setor de reflexão surgiu, devido ao crescimento da comunidade. Então surgiu o desejo de construir uma Capela. Um dos setores teve a iniciativa de erguer um rancho, coberto por sapé, cercado de bambu, amarrado com cipó para abrigar o povo nos dias de encontro.

Em abril de 1985, aconteceu em nosso bairros as Santas Missões Redentoristas. Unindo o entusiasmo do povo à  animação do Padre José Marques, Redentoristas em missão, o desejo de construir uma capela tornava-se algo muito forte. Em agosto de 1986, o senhor José dos Santos Pereira, morador do bairro, hoje já falecido, doou um pequeno terreno para que uma Capela fosse construída. Juntamente com seu genro João Ademar de Sousa, também falecido, chamou o pedreiro Agenor Ribeirão da Silva para medir a área a ser construída a Capela. Com o esforço de todos a Capela foi erguida. Com seus carros de boi, carroças e muita generosidade, a sonhada capela foi erguida no final de 1986. Porém a comunidadenão tinha um Padroeiro.

Em homenagem a um dos três irmãos falecidos, moradores mais antigos do bairro,foi escolhido São Geraldo Magela, um jovem santo, irmão da Congregação do  Santíssimo Redentor ( Redentorista).

Em janeiro de 1987 houve a primeira festa na comunidade, mas ainda não tínhamos uma Imagem do Padroeiro. O senhor Geraldo Paulino de Sousa Sobrinho, filho de Francisco Paulino, tinha em sua casa um quadro com a estampa de São Geraldo, o qual foi trazido para a Capela. Padre Leal abençoou o quadro e oficializou São Geraldo como Patrono do bairro Congonhal. Mais tarde, o quadro foi substituído por uma Imagem. Com o crescimento da comunidade a Capela foi aumentada, passou por reformas, ganhou uma Capela do Santíssimo e um grande recinto para festas.

Hoje a comunidade conta com 75 famílias. O dia maior da comunidade é 16 de outubro, quando a Igreja celebra a entrada de Geraldo Magela no céu, falecido aos 29 anos de idade e proclamando em seu leito de morte: “Aqui se faz a vontade de Deus!”

 

Atividades da comunidade

Santa Missa: Terceira quinta-feira do mês e segundo domingo

Celebração da Palavra e Comunhão: 1º domingo e 4º domingo

Equipe do Dízimo, Batismo, Catequese, Ministros de Eucaristia, Coroínha, Equipe de Canto, Movimento da Mãe Rainha, Reflexões das Santas Missões Populares, Novena de Natal, Campanha da Fraternidade em Família.



Galeria de Fotos São Geraldo Magela - Congonhal

 
Copyright © 2011 Paróquia Nossa Senhora da Saúde Design by