Comunidades / Santa Teresinha do Menino Jesus - Pinhão Roxo

A Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus teve início oficialmente no dia 15 de outubro de 1978,com a bênção da Pedra Fundamental na primeira Missa celebrada no terreno da futura capela da comunidade, presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, Padre José Ramos Leal e sendo Bispo Diocesano da época Dom Antônio Afonso de Miranda.

Antes da fundação da comunidade já havia atividades religiosas na Escola Municipal Padre José de Anchieta  com círculos bíblicos e orações do santo terço incluindo novena de natal, sendo coordenados pelos senhores: Geraldo Machado, Paulinho Moço e a senhora Alaíde Bibiano Siqueira. Com o caminhar das atividades religiosas, vários leigos do bairro engajaram-se nas atividades sendo eles: Oswaldo Pereira da Silva,Vicente Pracídio, Nelson Martins dos Santos, Nelson Marciano, Benedito Alves de Melo e Joaquim Reinaldo Arantes,que se tornaram os primeiros coordenadores da comunidade.

Com o crescimento das atividades religiosas,o senhor José Urbanico Vilela fez a doação de um terreno de 3050 m²  em nome de sua filha Tereza que era muito devota de Santa Teresinha, para a construção de um templo religioso dedicado à Santa.

Assim na data referida deu-se início à construção da Capela. Padre José Ramos Leal doou o telhado da Capela e a senhora Alaíde Bibiano Siqueira fez a doação da imagem original da Padroeira.

Com o passar de alguns anos foi fundado pelo então pároco da época, Padre Marraia, o Conselho Administrativo da Comunidade(CAC),com novas pessoas na liderança.

No decorrer dos anos a comunidade começou a  crescer e sentiu-se a necessidade de uma ampliação da capela.

No ano de 2005 um sentimento de expansão tocou o conselho da comunidade que decidiu construir um novo templo dedicado à Padroeira, projeto este aprovado pelo então Pároco, Padre Cláudio Romero Vaneli no seu início de mandato na Paróquia. Assim, no dia 21/11/2005, deu-se início à construção da nova igreja de Santa Teresinha, com missa de abertura da construção, celebrada pelo Vigário Paroquial, Padre Geraldo Ernesto da Silva.

E assim a construção iniciou-se e está até hoje com muitas colaborações. A construção se deu pela força da comunidade com a realização de diversos mutirões devido à escassez de verba.

O então pároco Padre Cláudio Romero Vaneli foi o primeiro sacerdote a celebrar à Santa Eucaristia dentro da nova construção.

Em 2008, Dom Diamantino Prata de Carvalho, Bispo da Diocese da Campanha, em sua visita pastoral à Paróquia, visitou a comunidade e abençoou a nova igreja que ainda não tinha telhado.

No 01 de Outubro de 2011, Festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Dom Diamantino retornou à comunidade para celebrar a Missa Solene da festa, que foi celebrada às 18h. Ele, em sua homilia, elogia e parabeniza a comunidade pela construção da nova igreja que já se encontra com telhado, contra-piso e com reboco pronto em seu interior .

E assim a comunidade caminha para o término da construção do novo templo dedicado a Doutora da Igreja e Padroeira das Missões: Santa Teresinha do Menino Jesus.

Atividades da comunidade

Santa Missa: Primeira Quarta-feira do mês, às 19h 30min

Adoração ao Santíssimo Sacramento: Ultima sexta-feira do mês, às 19h 30min.

Grupo de Oração da RCC: Todas Quartas-feiras, às 20h, exceto na primeira Quarta-feira do mês.

Pesagem (Pastoral da Criança):Todo quarto sábado do mês das 13h às 15h, no Recinto de Festas da Capela

Catequese: Todas as Sextas-feiras e Sábados em seus horários pré-estabelecidos pela Pastoral Catequética.

Novena de Natal; Campanha da Fraternidade.

Galeria de Fotos Santa Teresinha do Menino Jesus - Pinhão Roxo