Comunidades / Santa Luzia - Três Barras

A Comunidade teve seu início ao redor de uma Santa Cruz. As pessoas mais antigas tinham o costume de erguer uma cruz no local onde ocorreu uma morte que não fosse natural. No caso do nosso bairro, ocorreu um crime.

Contam nossos antepassados que havia um homem de nome José Serafim, muito religioso, que numa Sexta-Feira Santa estava jejuando. Indo buscar uma melancia na roça, ao regressar encontrou um homem no caminho que tirou-lhe a vida a facadas para ficar com a melancia. Os moradores do nosso bairro tinham o costume de fazer orações ao redor do Cruzeiro todo dia 3 de maio. Por volta de 1973, iniciou-se o grupo de Novena de Natal. A cada ano mais e mais pessoas se juntavam para as reflexões. O local para as orações já não era bom e por sugestão do Padre José Ramos Leal, uma capela deveria ser construída. Era o ano de 1985.

O senhor Darilho doou o terreno e deu-se início à construção. Muitas foram as doações de material. Os trabalhos aconteciam aos domingos para que todos pudessem colaborar. Estava à frente dos trabalhos o senhor Geraldo. Pessoas de outras comunidades também ajudaram.

Para Padroeiro, a principio pensou-se em São Geraldo, mas como na comunidade havia muitos homens com esse nome, achou-se por bem escolher outro. Consultado as pessoas mais antigas da comunidade foi escolhida a Virgem e Mártir Santa Luzia. E devagar, as atividades foram iniciadas.

A Santa Missa era celebrada mensalmente, aos domingos, às 11h. A Capela recebeu ao longo de sua história a visita de Três Bispos.

O dia maior da comunidade é 13 de dezembro, festa do martírio de Santa Luzia. É uma data festiva que reúne um grande número de peregrinos que fazem romaria a pé para a celebração da Santa Missa neste dia festivo.

Atividades da comunidade

Santa Missa: Quarta Quarta-feira do mês, às 19h 30min

Catequese

Reflexões das Santas Missões Populares

Novena de Natal

Campanha da Fraternidade

Terço nas Casas no mês de maio.

Galeria de Fotos Santa Luzia - Três Barras