Comunidades / Sagrado Coração de Jesus - Serrote

Por volta do ano de 1945, o então Pároco de Jesuânia, Padre Cândido da Silva, fundou algumas comunidades a fim de que o povo, assim organizado, ajudasse na construção da atual Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. Através de movimentos festivos, nosso povo muito ajudou neste trabalho. Tínhamos uma missa por ano.

O senhor José Moreira de Souza, era guardião de uma bela imagem do Coração de Jesus. Ele cedia o espaço de sua casa para as celebrações, procissões, leilões. Com o passar doas anos e a mudança de padre em Jesuânia, essa organização comunitária se desfez.

A imagem do Sagrado Coração ficou guardada na Escola Municipal Alvarenga Peixoto. Com a chegada de Padre Creveiro a Jesuânia, as atividades foram retornadas, dando destaque ao empenho de Américo Dias (Zoti) e do casal Joaquim José Ribeiro e Geralda Flauzina Ribeiro. Porém, com o passar do tempo, novamente os trabalhos cessaram.

Após a formação de uma Associação de Bairro, foi convidado para celebrar uma Missa no bairro, o Padre Benedito Aloísio Ferreira (Marraia) na década de 90, então pároco de Lambari. Ele aceitou e passou a dar assistência à comunidade, sobretudo com visitas aos doentes.

No dia 20 de julho de 1995, Padre Guilherme Porto, Pároco de Jesuânia (hoje Bispo de Sete Lagoas –MG) celebrou uma Missa na casa de dona Geralda Flauzina Ribeiro. Foi então que houve uma votação para ver se a comunidade pertenceria à Paróquia do Senhor Bom Jesus ou à Paróquia Nossa Senhora da Saúde. Ganhou a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, uma vez que o bairro já pertencia politicamente a Lambari.

Aos poucos a Capela foi construída e hoje é uma bela Igreja. No ano de 2009, Dom Diamantino dedicou o altar e abençoou a Capela. Foi entronizada uma belíssima imagem do Sagrado Coração de Jesus, a qual veio solenemente em carreata da Igreja Matriz até a Capela. A celebração marcou a vida da comunidade e sua história.

O dia maior da comunidade é celebrado em junho ou julho de acordo com a festa litúrgica so Sagrado Coração de Jesus, em cada ano.

Junto ao Coração de Jesus caminhamos construindo o Reino de Deus junto ao bom povo de nossa comunidade.

Atividades da comunidade

Santa Missa: Segundo Sábado do mês, às 19h 30min