"Demos graças ao Senhor, demos graças"!

Finda-se quase o Ano Litúrgico. Em breve, como já diz a canção, "Tu vens, Tu vens, eu já escuto os teus sinais", muda-se o ciclo e dá-se início ao tempo de espera, o Advento, que nos prepara para a vinda do Senhor. Numa breve analogia, podemos pensar no Ano Litúrgico como uma espécie de roteiro que nos guia enquanto povo de Deus. Na beleza dos tempos litúrgicos, expressos pela singularidade de suas sutilezas, o Cristo, Senhor, sempre é o ponto de culminância. É n'Ele, com Ele e por Ele que celebramos. Na beleza das cores litúrgicas, lemos a beleza da trajetória de Cristo, marcada pelas lutas humanas e vitórias divinas. Ao encerrar o Ano Litúrgico, a Igreja, Esposa do Senhor, vivifica sua lealdade ao Criador, agradecendo-lhe o dom da vida. Durante o ciclo, iniciado no tempo do Advento, a cada ano litúrgico, A, B ou C, a Igreja, como mestra, vai ensinando-nos numa espécie de diário, onde se leem as escrituras, as lutas e as conquistas do povo de Deus até a chegada do Messias. E, então, na Festa de Cristo, coroado como Rei do Universo, bendizemos a Deus pela oportunidade de participar com Cristo de sua divindade. Que sejamos gratos a Deus por tudo o que Ele nos proporciona. Que saibamos o coroar como único e verdadeiro Deus em nossa labuta diária. "Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre."

Cristiano Moreira da Silva
Leigo da Paróquia Nossa Senhora da Saúde