"... para que Deus seja tudo em todos". (1Cor 15,28c) | Novembro 2023

Nossa comunidade paroquial tem a alegria de, a cada ano, fazer a experiência do Cerco de Jericó. Durante sete dias e sete noites, nós nos dedicamos mais intensamente à oração, colocando-nos em adoração ao Santíssimo Sacramento, implorando ao Senhor a graça de vencermos as tantas barreiras que nos impedem de caminhar na santidade, depositando aos pés Dele nossas maiores dores, angústias e aflições, também manifestando nossa gratidão a Ele por tantas bênçãos derramadas sobre nós.

Neste ano de 2023, a semana do Cerco de Jericó marca o encerramento do terceiro Ano Vocacional do Brasil, quando nossa diocese celebrará a ordenação de quatro novos diáconos para nossa Igreja Particular (três novos diáconos transitórios e um permanente). Dentre estes, há um filho de nossa Paróquia de Lambari, o acólito Bruno Augusto, que será ordenado no dia 25 de novembro, em Campanha. Sendo assim, a intenção do novo diácono vai nos acompanhar em nosso Cerco e também realizaremos o tríduo preparatório à celebração do diaconado de Bruno (22 a 24-11).

Nessa oportunidade, deixemo-nos conduzir pelas palavras do Paulo Apóstolo: “...para que Deus seja tudo em todos”. (1Cor 15,28c). Em tempos em que queremos estar no centro, quando nos achamos tão cheios de poder e de capacidade de dominação, tantas vezes com um coração marcado pela vaidade, pela arrogância, pela autossuficiência, precisamos descobrir ou recordar: só Deus é tudo! Mas Deus não é propriedade de alguns poucos privilegiados, Ele não se deixa aprisionar: Deus se faz tudo para todos, seu amor se dirige a todos.

Roguemos, então, ao Senhor, nosso Deus, para que nos deixemos tocar por sua presença tão eloquente e forte entre nós. Que saibamos escutar a Sua voz, permitindo que nossos corações fiquem aquecidos e sejamos impulsionados à missão. Desejemos ardentemente ter o Senhor como fundamento exclusivo de nossa existência e aprendamos Dele a sermos semeadores da paz, construindo muros de amizade e fraternidade, dissipando todo ódio e divisão. Unamo-nos na busca de Deus, na oração, no cuidado e na promoção das vocações, na vivência do Evangelho e no testemunho dos valores do Reino. Participe do Cerco de Jericó! Estejamos em comunhão com nosso futuro diácono Bruno! Que Deus seja tudo em todos nós!

Meu abraço e bênção,

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva