2024: O ano da Oração | Janeiro 2024

A cada vinte e cinco anos, somos chamados a vivenciar um tempo especial de Jubileu. Experiência que tem suas raízes nas práticas do povo antigo, respeitando os ciclos da natureza e do cultivo, concedendo perdão das dívidas, abrindo-se a um novo tempo. Na Igreja, o Jubileu é oportunidade de renovação da fé, abertura das portas santas, aprofundamento da misericórdia de Deus e fortalecimento do compromisso de construção do Reino.

Em 2025, o Jubileu será celebrado com o tema “Peregrinos da esperança”. No caminho de preparação para o mesmo, o Papa Francisco conclamou a Igreja para revisitar o Concílio Vaticano II, no último ano de 2023. Para este novo ano de 2024, a proposta do Santo Padre é de vivermos um ano especialmente dedicado à oração.

A oração é respiro da alma, é encontro com Deus, é experiência de comunhão mística com o Senhor, é intimidade com Ele, espaço de diálogo, de escuta, de compromisso, de encorajamento, de novo olhar sobre a vida, de conversão, de cura, de amadurecimento. Movidos pela fé, somos capazes de orar e na oração, nossos corações se enchem de esperança, de sentido e de coragem para continuar no caminho.

Além de meditar sobre a importância da oração e suas diversas modalidades, nesse ano da oração, poderemos aprofundar a oração do Senhor, mergulhando na riqueza e profundidade do “Pai Nosso”, oração que o próprio Jesus nos deixou como modelo da mais perfeita oração que podemos dirigir ao nosso Deus.

Acolhamos esse convite de nossa Igreja, caminhemos juntos, rumo a mais um jubileu, fortalecidos na oração, dispostos a transformar em vida tudo o que declaramos e proclamamos em nossa fé. A Virgem Maria, Senhora da Saúde, mulher do silêncio, da contemplação e da oração, inspire-nos e nos acompanhe na jornada deste novo ano!

Um abençoado 2024!
Meu abraço e bênção,