O tempo quaresmal | Fevereiro - Março de 2024

A Quaresma consiste num tempo litúrgico muito forte e especial para todos nós, cristãos católicos. É oportunidade de acolhermos de modo mais intenso e profundo o chamado de Deus para a conversão de vida, em seus mais diversos âmbitos. Tanto individualmente, como em comunidade, o tempo da quaresma é um chamado especial para a mudança de vida.

No âmbito pessoal, podemos vivenciar a caminhada quaresmal como uma jornada em que nos dedicamos mais à oração, como meio de ouvir a Palavra e a voz de Deus e o que Ele deseja que seja transformado em nós. Neste período, somos motivados à prática do jejum ou penitência, o que nos ensina a controlar melhor nossos instintos e desejos, auxiliando-nos enormemente na luta contra o pecado e as tentações deste mundo. Fortalecidos na oração e ajudados pela penitência, podemos abrir mais o coração e as mãos para a prática da caridade. Desse modo, ao longo dos quarenta dias de deserto a que somos chamados a vivenciar, inserimo-nos num precioso processo de conversão pessoal.

Mas, a quaresma é também um itinerário de conversão eclesial. Não somente experimentamos a mudança de vida individual e interiormente. Como Igreja, acolhemos o convite para refletir, rezar e ousar avançar em alguma realidade, situação ou dimensão que carece de um maior empenho de toda a comunidade de fé. É nessa perspectiva que se insere, no Brasil, a Campanha da Fraternidade. Iniciativa que não pode ofuscar a vivência quaresmal como caminho de conversão pessoal, mas amplia o horizonte de busca de conversão para o âmbito social, eclesial e comunitário.

Neste ano de 2024, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A temática tem como base e referência a encíclica do Papa Francisco “Fratelli Tutti”, convidando a todos a refletir sobre os laços que estabelecemos, a maneira como conduzimos nossa vida comunitária e social, destacando a importância da fraternidade como fruto da nossa mesma filiação divina.

Aproveitemos juntos a oportunidade de celebrar mais uma Quaresma, preparando nosso coração para a Páscoa do Senhor. O próprio Cristo Jesus nos ilumine e impulsione em nossa jornada de conversão.

Meu abraço e bênção,

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva