Ser Mulher e sua Importância e Vocação na Igreja

Vivemos em um tempo em que muito se é questionado sobre o lugar da mulher no mundo. E, no contexto do cristianismo, não seria diferente. É em debates sobre o tema que observamos equívocos sobre o ser mulher na Igreja, com apontamentos relacionados à submissão, desigualdade e até mesmo inferioridade. Mas o verdadeiro católico sabe da real importância feminina nesta vivência!

Veneramos a Mãe de Cristo, Maria Santíssima, que tem um papel fundamental em nossa história ao gerar o filho de Deus para a Salvação. Quão inspiradora é a figura da Virgem, ilustrando a beleza do serviço, da obediência e da humildade! Figura essa que inspirou de conventos a lares, gerando inúmeras santas, conhecidas ou não, que, ao terem Nossa Senhora como o pilar de feminilidade e fé, alcançaram a vida eterna e são nossas intercessoras no céu.

A mulher enfatiza a relevância do feminino no ser católico, onde, canonizadas, beatificadas, servas de Deus e inclusive santas ainda “anônimas”, avivam a cristandade em diversos fiéis pela devoção e em celebrações da Igreja. De paredes de Carmelos, famílias repletas de crianças e jovens que não viveram pelo mundo, mas por Cristo, vocacionadas religiosas, leigas, matrimoniais, tantas foram santificadas por viverem a feminilidade e vocação, agraciando-nos e motivando-nos através de suas trajetórias!

No Dia Internacional da Mulher, devemos reconhecer a significativa participação e contribuição das mulheres na caminhada da Igreja, que, na diversidade de pastorais, ministérios, movimentos e forças vivas, é sinônimo de entrega e dedicação ao chamado de Deus! Em nossa comunidade, na qual amigas, mães, esposas, profissionais e estudantes atuam ativamente, vale citar o que disse Bento XVI: “A história do cristianismo teria tido um desenvolvimento muito diferente se não fosse a contribuição de muitas mulheres”.

Desde mães levando seus filhos à missa, religiosas cumprindo suas missões, jovens que vestem suas túnicas e servem ao altar, e nos mais variados testemunhos, vemos se realizar a primeira e grande vocação que nos foi dada através de Maria: ser mulher e cristã a serviço do Reino!

Alice Carvalho
 Ministério Extrardinário de Acólitos