"É bom estarmos aqui”

06.08 - Festa da Transfiguração do Senhor

A transfiguração permite entender que, no meio da noite escura, brilha a luz. Além disso, mostra-nos que não há contemplação da luz sem passar pelo caminho da cruz. Não há ressurreição sem passar pela paixão e morte.

Ao celebrarmos a festa da Transfiguração do Senhor, temos a oportunidade de fazer com que o nosso coração seja iluminado por uma beleza gloriosa celestial que nos permite realizar uma ascese espiritual que reaviva a nossa vocação como cristãos. Por isso, ao fazermos a experiência da subida ao Monte Tabor, podemos refletir sobre como está a nossa caminhada cristã. A partir da afirmação de Pedro, que diz: “Mestre, é bom ficarmos aqui”, podemos encontrar algumas centelhas da Transfiguração.

É bom estarmos aqui, à frente da manifestação de um mistério diante do qual o nosso coração arde ao escutar “este é o meu Filho amado, escutai o que ele diz!”. Uma voz que nos faz entender que Jesus é “Caminho, Verdade e Vida”(Jo 14, 6). Uma voz que nos impulsiona a melhorar em nossa caminhada como cristãos. Ora, ao desfrutarmos plenamente da Transfiguração, ao vivermos essa graça tão grandiosa, não podemos contentar-nos em sermos os mesmos. É preciso que nos permitamos sermos transformados por essa graça.

É bom estarmos aqui, pois nos permite entender que não estamos totalmente prontos. Por isso, ao experimentarmos a Transfiguração, somos iluminados pela luz de Jesus, uma luz que nos ensina a melhorar no amor a Deus e ao próximo, pois, “quanto mais eu amo o meu próximo, mais me aproximo de Deus”.

É bom estarmos aqui, onde nos é possível compreender a importância de melhorar na vivência da Palavra, pela qual posso conhecer Moisés e Elias, a lei e o profeta, a antiga aliança; conhecer Pedro, Tiago e João, mensageiros do amor de Jesus, a nova aliança.  E, ainda, entender que, se conheço a Palavra, mais ainda conheço a Cristo.

É bom estarmos aqui, para percebermos que, nessa santa viagem que realizamos peregrinando neste mundo, em nosso processo de crescimento espiritual, existem momentos de subida, de sacrifício, de desânimo, de dores e sofrimentos, de renúncias, despojamentos, bem como há o momento da parada, da oração, da contemplação, do silêncio, de uma breve pausa para “fazer três tendas” a fim de parar e pensar, redescobrir a si mesmo e voltar ao primeiro amor com fidelidade, buscando contemplar a sua face, que nos acolhe com esperança e sua misericórdia divina.

É bom estarmos aqui, para permanecermos na luz divina e, através dessa experiência mística, redescobrir a beleza e a alegria de ser cristão, bem como conseguir aproximar uma pouco mais da imensidão de Deus. E nesse reencontro com Deus compreendermos que a Transfiguração do Senhor é uma oportunidade para que possamos iluminar o nosso coração com a luz de Cristo para sermos portadores dessa luz.

Sejamos missionários da Transfiguração, fazendo com que a glória, a beleza divina desta luz, que é Cristo, não brilhe somente no alto do monte, mas seja irradiada pelas planícies espirituais e existenciais de cada um de nós, em cada comunidade e em toda nossa Igreja. Que este mistério luminoso seja esperança e consolo para todos nós que estamos cansados e fatigados das subidas dos montes que realizamos na travessia de nossas vidas.

Jefferson da Costa Moreira
Seminarista da Etapa Discipular