Jovem, já encontrou o seu lugar na Igreja?

Mês Vocacional | Vocação Laical

“Jesus, vendo que eles o seguiram, perguntou-lhes: Que procuras? Eles responderam: Mestre, onde moras? Ele respondeu: Vinde e vede. Foram, viram onde Jesus morava e permaneceram com ele aquele dia” (Jo 1, 38-39). O texto sagrado faz-nos refletir sobre a nossa sede ao procurarmos por Cristo. Ele nos chama à sua presença e espera de nós uma resposta. Indo um pouco mais além, o Evangelho de São João deixa claro que a experiência com Jesus valeu a pena, haja vista que os discípulos permaneceram com Ele.

Jovem, já encontrou o seu lugar na Igreja? Iniciar a reflexão com o trecho retirado do Evangelho de São João é para que, antes de tudo, você tenha a certeza de que o Cristo o chama a contribuir com o Reino de Deus e o desenvolvimento do mundo a partir do anúncio e do testemunho do Evangelho. Basta uma resposta positiva a esse chamamento para que a experiência aconteça e a decisão de permanecer e colocar-se a serviço se realize.

A juventude mora no coração da Igreja e é fonte de renovação. É necessário que o jovem tome consciência de sua missão de manifestar à Igreja o rosto jovem de Cristo, a alegria de pertencer a Ele e o transbordar pela evangelização.

A Igreja atua em diversas áreas e possui lugar para todos. Há uma diversidade de dons: aqueles que cantam, tocam, dançam, fazem leitura ou aqueles que auxiliam em grupos de oração, realizam visita àquelas pessoas que estão impossibilitadas de ir à Igreja, auxiliam na arrecadação e distribuição de donativos e tantas outras atividades espalhadas. A contribuição primordial de um jovem é o coração disponível. A partir dela, imbuído da graça de Deus e com o auxílio do Espírito Santo, a missão acontece.

Jovem que evangeliza jovem, de um jeito jovem: eis o sonho da Igreja que, aos poucos, vem se tornando realidade, ao passo que muitos jovens católicos, animados pela sua fé, têm abraçado a dimensão do serviço e, de forma generosa, doam-se para levarem a Boa Nova do Amor de Deus. Quantos são os jovens que, através de seu jeito específico, com compromisso e participação social, desejam uma liturgia viva para levar outros jovens a terem também uma experiência pessoal com Jesus. Jovens esses que fazem nossos corações queimarem pela forma como amam e vivem sua fé, colocando-se, mesmo em meio à vida frenética e agitada, em constante missão.

A Igreja renova seu vigor apostólico através do entusiasmo e força juvenil. Portanto, devemos rogar a Deus para que mais jovens compreendam que seus dons podem e devem ser parte integrante da Igreja; e que a fé, outrora recebida por seus pais, avós e familiares, deverá ser repassada por eles. Em suma, é chegada a hora do protagonismo das juventudes; é chegada a hora de responder ao chamado de Deus. Qual será sua resposta? 


Rafaela Maria Ribeiro da Silva
Assessora de Comunicação do
Setor Juventude da Diocese da Campanha