Setembro – Mês da Bíblia

No mês de setembro, a Igreja no Brasil convida-nos a conhecer mais profundamente a Bíblia. Este mês foi escolhido pelos bispos do Brasil em razão da festa de São Jerônimo, celebrada dia 30. Esse santo viveu entre 340 e 420, sendo secretário do papa Dámaso e encarregado por ele de revisar a tradução latina da Bíblia Sagrada.

A Igreja, então, vem fazer-nos um convite especial para conhecermos a Palavra de Deus, primeiramente, amando-a e fazendo dela, diariamente, uma leitura meditada e rezada.

Como discípulos missionários e vocacionados, o contato com a Palavra de Deus torna nossa fé mais sólida em Cristo e, assim, podemos testemunhá-lo no mundo presente; este tão necessitado de sua presença.

Conhecer a Escritura Sagrada é conhecer Jesus Cristo e ser fiel às suas palavras; é anunciá-lo a todas as pessoas. A Bíblia é o livro que fundamenta nosso compromisso e nossa vida cristã. Nela encontra-se revelada a aliança que Deus firmou e cumpriu com seu povo. Como já dizia a canção:

“A Bíblia é a Palavra de Deus semeada no meio do povo / que cresceu, cresceu e nos transformou, ensinando-nos a viver um mundo novo.” (Canção de Paulo Roberto).

Em Cristo, cumpriram-se as promessas feitas no Antigo Testamento. Cristo é o Centro, o coração da Sagrada Escritura.

A cada missa, realização de sacramento, celebração e ofícios diversos, a Palavra de Deus não é apenas lida ou cantada, mas sim anunciada, proclamada, evangelizada, meditada e rezada pelos sacerdotes, ministros e fiéis.

Presente na Igreja, o Ministério Extraordinário da Palavra, força viva em comunhão com outros ministérios, assume, mediante Cristo e a comunidade, o compromisso de conhecer melhor a Palavra e sua fé, e buscar um espírito de vivência comunitária e transformadora. Para tanto, esse ministério tem uma vivência profunda com a Palavra de Deus, com a qual seus membros meditam e rezam, através do serviço, para que os fiéis comunguem da Palavra em consonância com o Corpo de Cristo.
Assim sendo, a Sagrada Escritura mostra-nos:
        “Deus é bom, nos ensina a viver,
        Nos revela o caminho a seguir,
         Só no amor, partilhando seus dons,
        “Sua presença iremos sentir.” (Paulo Roberto)

O cristão católico precisa estar disposto a conhecer a Bíblia, buscar nela sabedoria para aumentar sua fé, pois a Bíblia é a Palavra de Deus viva e seus ensinamentos são sempre contemporâneos.

Em sua carta a Timóteo, São Paulo diz: “Toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça”. (II Timóteo 3,16).

Que Maria, exemplo de fé e retidão, ajude-nos a sermos cristãos que buscam caminhar nos ensinamentos de seu filho Jesus Cristo,  o ápice do cumprimento das promessas de Deus!

Viva a Sagrada Escritura!

Maria Antônia da Silva
Membro da Coordenação do Ministério Extraordinário da Palavra