Formação bíblica Paróquia Nossa Senhora da Saúde

Encerrando o mês dedicado à Bíblia e fazendo memória à São Jerônimo, tradutor da Sagrada Escritura, a paróquia proporcionou, no dia 30-09, uma formação bíblica aos fiéis.

Padre Carlos Henrique, pároco, foi quem conduziu este momento de aprendizado e vivência da fé, através da Palavra de Deus.

O tema abordado foi a "Primeira Carta de João". Uma epístola bíblica, que, conforme foi visto, tem como objetivo, a proposta de levar ao conhecimento de um povo sofrido e enclausurado em um mundo de propostas vãs, a certeza de que Deus é Luz, Justiça e Amor! Este povo, falando mais precisamente, era oque vivia na cidade de Éfeso na época em que esta carta foi escrita. Porém, sabemos que a Palavra de Deus é sempre atual. Pensemos pois, também nós, nos dias atuais, não somos cercados de maldade? Não vivemos em mundo onde reina a injustiça e o desamor?

Caríssimos irmãos, a Primeira Carta de João, nos demonstra a importância do amor em uma relação profunda com a fé, a fim de que, instruídos por estas palavras, não desanimemos da caminhada cristã, mesmo em meio a tantos atrativos que teimam em nos distanciar do Reino de Deus.
Algumas curiosidades sobre esta epístola bíblica:
      Como já citado, foi escrita na região de Éfeso, atual Turquia, e acredita-se que é datada do final do século I e início do século II.

Apesar do título, alguns fatores levam a crer, que não necessariamente, o apóstolo amado, João, é quem tenha escrito a carta. Mas que ela foi redigida por uma comunidade que seguia os passos de João. Um desses fatores é, no início do texto, a conjugação dos verbos sempre na primeira pessoa do plural: "ouvimos, vimos, contemplamos, escrevemos".

A Primeira Carta de João é um texto bíblico pequeno, de apenas 5 capítulos. Mas com um conteúdo marcante. Meditemos a partir desta formação, este texto tão rico e que ele possa contribuir para que, à luz de Cristo Jesus e da Sagrada Escritura, firmemos nossa fé em Nosso Deus que é Luz, Justiça e Amor!
"Guarda a Palavra, guarda no coração. Que ela entre em sua alma e penetre os sentimentos. Busca noite e dia a luz, o amor de Deus. Se guardares a Palavra, ela te guardará!"

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

José Antônio Júnior de Sousa

Para ver o albúm completo acesse: