Resumo Semanal (30/11 a 06/12)

30/11 - Encontro diocesano de prefeitos e vice-prefeitos, encontro com os conselhos das comunidades, Santa Missa de apresentação dos reis e rainhas da Festa de 2020 e celebração de Primeira Eucaristia
 
Começamos o dia com o encontro diocesano de prefeitos e vice-prefeitos, promovido pelo Movimento Fé e Política na ACIL, das 8h30 às 12h. Logo após, às 15h, tivemos uma reunião com os Conselhos Administrativos de todas as nossas comunidades urbanas e rurais. Houve uma partilha sobre a unidade na Igreja com o Seminarista Edson e foram repassadas orientações para o bom andamento das atividades no próximo ano.
Mais tarde, às 18h30, tivemos a Santa Missa na Igreja Matriz para apresentação dos reis e rainhas da Festa de Nossa Senhora da Saúde de 2020. Os candidatos para o próximo ano são:
 
- Isabelle Prado dos Reis, 04 anos, filha de Adelaine de Oliveira Prado Teixeira e Reinaldo Carlos dos Reis.
- Bruna Vitor de Jesus, 09 anos, filha de Alessandra Vitor da Silva e Sidney Álvaro de Jesus.
- Nicole Tatiana Magalhães e Otávio Henrique Gentili Lobo, 10 anos e 04 anos, filhos de Rafaela Aparecida da Silva e Antônio Carlos Lobo Júnior.
- Jorge Augusto dos Santos, 13 anos, filho de Maria Rita de Souza Santos e José Augusto dos Santos.
- Miguel dos Reis Silva, 05 anos, filho de Débora Cristina dos Reis e Arildo Bueno da Silva.
- Kamille Vitória de Souza, 10 anos, filha de Ednéa Aparecida Dias de Souza e José Reinaldo de Souza.
 
Finalizando o dia, vários jovens receberam pela primeira vez o Corpo e o Sangue de Cristo na hóstia consagrada na Comunidade São José, Nova Baden, às 19h30. Foi um momento de muita oração e fé na Comunidade.
 
"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." - João 14:6
 
Clique aqui para conferir a galeria de fotos do encontro com os Conselhos Administrativos e aqui para a Santa Missa de apresentação dos reis e rainhas da Festa de 2020.
 
 
 
 
 
 
 
01/12 - Celebração de Primeira Eucaristia e Encontro para Recém-Casados
 
Começamos o dia na Comunidade Divino Pai Eterno, Mantiva, às 10h, vários jovens receberam pela primeira vez o Corpo e o Sangue de Cristo na hóstia consagrada. Foi um momento de muita oração e fé na Comunidade.
 
“Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.” - 1 João 3:16
 
Mais tarde, nesse mesmo dia, tivemos o 1º Encontro para Recém-casados de 0 a 5 anos com o tema: "Vivendo em harmonia, caminhando com Jesus!". O encontro, que teve início às 13h30 e terminou com a Santa Missa, teve quatro grandes momentos:
 
1° Momento: A presença do Espírito Santo foi clamada por todos para que fossem fortalecidos e renovados.
 
2° Momento: Pe. Carlos Henrique conduziu uma adoração profunda para que todos os presentes se reencontrassem com Jesus, que deve ser sempre nosso primeiro amor, nosso mestre, aquele onde repousamos durante os momentos de cansaço na caminhada a dois. Logo após, houve a renovação da aliança selada no Altar.
 
3° Momento: Houveram palestras onde os casais aprenderam a ser melhores na vida a dois, não perdendo a harmonia, tendo o respeito como peça fundamental, praticar o perdão, viver em alegria na presença dos filhos e, o principal, ter Deus no centro sempre.
 
4° Momento: Neste momento aconteceram dois testemunhos de dois casais que amadureceram sua relação e sua fé colocando Deus sempre no centro de sua aliança. Esses testemunhos trouxeram forças e renovação para os casais, que aprenderam que um precisa do outro para se tornarem uma só carne.
 
 
 
 
 
 
 
03/12 - Santa Missa do Jubileu de 175 anos do Apostolado da Oração
 
Dia 03 de dezembro, às 18h30, na Matriz de Nossa Senhora da Saúde, foi celebrada uma Missa Solene para a comemoração dos 175 anos do Apostolado da Oração. Assim como Cristo se entregou ao Pai por nós, remiu o mundo, também todo apostolado externo deve estar unido à oração e ao sacrifício a fim de que, em virtude do Sacrifício da Cruz, contribua para a edificação do Corpo de Cristo. A Igreja nos ensina que o amor de Cristo está principalmente representado no seu coração e nos convida a que reverenciemos esse amor como fonte de salvação e misericórdia. Clique aqui para conferir a galeria de fotos.


 
 
 
 
04/12 - Celebração de Primeira Eucaristia
 
Neste dia, às 19h30, na Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, Pinhão Roxo, vários jovens tiveram o privilégio de receber o Corpo e o Sangue de Cristo na hóstia consagrada pela primeira vez. O momento foi marcado por muita oração e fé na Comunidade.
 
“Proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” - 1 João 1:3
 
05/12 - Celebração de Primeira Eucaristia e Tríduo em Louvor à Imaculada Conceição (1º Dia)
 
O dia foi marcado com Primeira Eucaristia de vários jovens na Comunidade Imaculada Conceição, Capelinha, às 19h30. A celebração, que foi abrilhantada com a fé dos fiéis, contou também com o primeiro dia do Tríduo em Louvor à Imaculada Conceição.
 
06/12 - Missa em Ação de Graças na Casa de Convivência da Pastoral da Criança, celebração de Primeira Eucaristia e Tríduo em Louvor à Imaculada Conceição (2º Dia)
 
Iniciamos esse dia às 08h30 com Santa Missa em Ação de Graças na Casa de Convivência da Pastoral da Criança, Comunidade São Benedito, Vila Nova. Mais tarde, às 19h30, celebramos com alegria a Primeira Eucaristia de vários jovens na Comunidade Sagrada Família, Vista Verde. Por fim, também às 19h30, aconteceu o Tríduo em Louvor à Imaculada Conceição na Comunidade Imaculada Conceição, Capelinha. Clique aqui para conferir a galeria de fotos da celebração na Pastoral da Criança.
 
 
 
 
Nossa Paróquia pela Diocese
 
Sábado, dia 30/11, a PasCom Diocesana iniciou o Curso de Fotografia Litúrgica e o 1º Concurso de Fotografia Litúrgica com o tema “Foto, Arte e Missão”, ambos realizados no Colégio Santos Anjos, em Varginha. O curso abrangeu vários temas sobre a parte teórica do manuseio de câmeras fotográficas, a prática de fotografia feitas na capela do colégio, como se portar durante a Santa Missa e a execução das fotografias. O curso foi no período de 8h às 17h, quando se iniciou a entrega dos troféus do concurso. Foram entregues troféus para as categorias: Foto que se encaixava com o tema “Comunicar o amor do Criador e do Ressuscitado: Fotografia e Missão” e o Voto Popular, feito pelas redes sociais da Diocese da Campanha, onde as fotos foram enviadas e postadas para que fossem “curtidas” pelos usuários das tais redes. Nossa Paróquia trouxe três troféus: segundo e terceiro lugar pela votação do fotógrafo palestrante, André Fachetti, e um troféu pelo Voto Popular! Foi um dia de graça, alegria e bênçãos!

Nesse mesmo dia, o Coral Nossa Senhora da Saúde foi convidado, em especial por nosso conterrâneo Seminarista Danilo Silva, para abrilhantar a celebração de formatura do curso de Filosofia de nossos amigos seminaristas da Campanha. A Santa Missa, que foi realizada no Colégio Sion, contou com a presidência de Dom Pedro Cunha Cruz. Logo após, houve a cerimônia de colação e um momento de confraternização. Os momentos vivenciados por todos os presentes ficarão marcados na memória por terem sido únicos e cumulados de graça por Deus.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Agradecemos a todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização deste conteúdo.
 
Diego Francisco Cândido
Leonardo Teixeira dos Santos
Pastoral da Comunicação