Resumo Semanal (22/02 a 28/02)

23/02, 24/02 e 25/02 - Rebanhão de Carnaval 2020

No domingo, dia 23, na Capela de São Judas Tadeu, teve início às 13h  o Rebanhão de Carnaval. Iniciou-se com uma pregação do Irmão Francisco, de Varginha, que falou sobre o amor de Deus, e animação do Ministério de Música do Grupo de Oração Mensageiros da Paz. Às 16h houve uma pausa para um lanche, retornando às 17h com a Santa Missa para encerrar o primeiro dia, celebrada pelo nosso Vigário Paroquial, Pe. Leandro Portugal.
Segunda-feira, dia 24, na Capela Santa Teresinha do Menino Jesus, às 19h, houve a “Cristoteca”. Foi um momento de muita oração e animação, conduzido pelo Ronan da RCC Caxambu, às 21h30, encerrando-se com uma oração.
Terça-feira, dia 25, na Igreja Matriz, com início às 15h, houve uma pregação do Presidente do CPP, Wagner Tadeu Alves, sobre a Quaresma, com o tema: “Tempo de oração, penitência e esmola.” Às 16h foi celebrada a Santa Missa de encerramento do Rebanhão com nosso Pároco, Pe. Carlos Henrique, e após houve uma adoração ao Santíssimo, agradecendo a Deus pelo Rebanhão e entregando nossa Quaresma.

25/02 - Santa Missa em honra da Sagrada Face de Nosso Senhor

No dia que antecede a Quarta-feira de Cinzas, na comumente chamada Terça-feira de Carnaval, a Igreja celebra a Sagrada Face de Nosso Senhor, em especial pela reparação dos pecados cometidos principalmente ao longo do Carnaval. A devoção originou-se da antiga tradição segundo a qual as marcas do rosto de Cristo teriam ficado impressas no lenço de Verônica, usado para enxugar o rosto de Nosso Senhor do suor e do sangue no caminho até o Calvário. Como é de costume em nossa Paróquia, neste dia, às 15h, na Igreja Matriz, celebrou-se a Santa Missa. Clique aqui para ver a galeria de fotos.

26/02 - Início da Quaresma com a Celebração das Cinzas e início do Retiro Quaresmal

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma no calendário cristão. As cinzas que recebemos simbolizam a reflexão sobre o dever da conversão e da mudança de vida, recordando a passageira, transitória e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Neste dia aconteceram diversas celebrações em nossa Paróquia nos seguintes locais e horários:

- Igreja Matriz: 10h e 18h30. (Clique aqui para ver a galeria de fotos.)
- Capela Nossa Senhora de Fátima: 7h30.
- Capela São João Batista: 9h.
- Capela Divino Pai Eterno: 10h30.
- Capela Nossa Senhora Aparecida: 18h30.
- Capela Santa Teresinha: 19h30.
- Capela São Francisco: 20h.

Também neste dia, às 17h, na Igreja Matriz, aconteceu o início do Retiro Quaresmal que será oferecido pela Igreja. Os que realizarem terão orações e atividades pessoais todos os dias e, aos domingos, um encontro comunitário com uma celebração às 15h30, na Capela São Judas Tadeu, encerrando com a Santa Missa das 17h.

27/02 - Início das celebrações da Quaresma e encontro de formação do Ministério da Palavra

Neste dia iniciaram-se as celebrações da Quaresma que acontecerão todos os dias às 7h e 18h30 na Igreja Matriz, com exceção de sexta-feira, que na parte da manhã é mais cedo, às 5h30, com procissão da Penitência, antecedendo a Santa Missa. Como é de costume, os fiéis trouxeram uma pequena cruz, como gesto penitencial, que os acompanhará durante toda a jornada quaresmal.
Também nesta data, às 19h30, na Igreja Matriz, aconteceu mais um encontro de formação do Ministério da Palavra com a presença da fonoaudióloga Marcela Branquinho Almeida Campos. Foram tratados assuntos relacionados à melhora da fala, postura, exercícios de aquecimento e desaquecimento. Em seguida, Pe. Carlos transmitiu diversas orientações aos membros para que tudo ocorra em harmonia nas próximas celebrações.

Santos da Semana

22/02 - Festa da Cátedra de São Pedro

23/02 - São Policarpo

24/02 - São Sérgio

25/02 - Santa Valburga

26/02 - Santo Alexandre do Egito

27/02 - São Gabriel das Dores

28/02 - São Romano

Fonte: https://emdefesadaigrejacatolica.webnode.com/santos-do-mes-de-fevereiro/

Agradecemos a todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização deste conteúdo.

Diego Francisco Cândido
Leonardo Teixeira dos Santos