Resumo Semanal (Semana Santa 2020)

Impossibilitado de participar dos atos litúrgicos da Semana Santa de 2020 em decorrência da pandemia da COVID-19, nosso povo celebrou em família, a partir das transmissões direto da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde, seja pela Rádio Transmineral, seja pela página da Paróquia no Facebook.
Não se ouviu o som das matracas e sinos pelas nossas ruas. O coro paroquial não entoou os tradicionais motetos. Não foram veneradas as sagradas imagens que todos os anos são expostas à veneração dos fiéis.
Não havia igreja cheia, praça repleta, ruas povoadas pelos fiéis em procissão. Não pudemos celebrar em comunidade. No entanto, com todo zelo e piedade, todas as celebrações foram realizadas a partir do altar de nossa linda Matriz. A luz de Cristo resplandeceu. Cristo é vitorioso, mesmo em meio à terrível pandemia. O Senhor está em nosso meio. Ele nos guarda e protege. Somos seus.
Logo, Ele, o Bom Pastor Ressuscitado, nos reunirá novamente. Cantaremos o grande Aleluia da vitória da vida sobre a morte, da saúde sobre a doença. E seremos acolhidos pelos braços maternais da Senhora da Saúde, Mãe e Rainha do povo lambariense.
 
Wagner Tadeu Alves
 
Domingo de Ramos e da Paixão - 7h e 19h
 
A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. Esse povo, há poucos dias, tinha visto Jesus ressuscitar Lázaro de Betânia e estava maravilhado, pois tinha a certeza de que esse era o Messias anunciado pelos profetas, mas esse mesmo povo tinha se enganado com tipo de Messias que Cristo era, pois pensava que fosse um Messias político, libertador social, que fosse arrancar Israel das garras de Roma e devolver-lhe o apogeu dos tempos de Salomão. Para deixar claro a este povo que Ele não era um Messias temporal e político, um libertador efêmero, e sim o grande Libertador do pecado, a raiz de todos os males, o Senhor entra na grande cidade, a Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho, expressão da pequenez terrena. Ele não é um rei deste mundo. Dessa forma, o Domingo de Ramos dá início à Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Tivemos em nossa Matriz duas missas, uma às 7h e outra às 19h, ambas transmitidas pelo Facebook e pela rádio (apenas a primeira), sem a presença dos fiéis.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 7h.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
 
Segunda-Feira Santa - Meditação e Santa Missa - 19h
 
“Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas.” (Primeiro canto do Servo do Senhor)
 
Santa Missa transmitida pelo Facebook da Paróquia e pela rádio Transmineral.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
Terça-Feira Santa - Meditação e Santa Missa - 19h
 
“Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra.” (Segundo canto do Servo do Senhor)
 
Santa Missa transmitida pelo Facebook da Paróquia e pela rádio Transmineral.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
Quarta-Feira Santa - Meditação e Santa Missa - 19h
 
“Não desviei o rosto de bofetões e cusparadas.” (Terceiro canto do Servo do Senhor)
 
Santa Missa transmitida pelo Facebook da Paróquia e pela rádio Transmineral.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
Quinta-Feira Santa - 19h
 
“…o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes em que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que Ele venha.” (1 Coríntios 11.23-6)
 
A Ceia do Senhor é um momento de recordação do que Ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte. Tivemos em nossa Matriz uma celebração eucarística às 19h transmitida pelo Facebook e pela rádio, sem a presença dos fiéis.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
Sexta-Feira Santa - 5h, 15h e 19h
 
Neste dia, Sexta-Feira Santa, que os antigos chamavam de “Sexta-Feira Maior”, quando celebramos a Paixão e Morte de Jesus, o silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento. Ao contrário do que muitos pensam, a Paixão não deve ser vivida em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Neste dia, às 5h, iniciamos com a Via-Sacra, que neste ano de 2020 foi diferente. Tradicionalmente saímos pelas ruas de nossa cidade, mas por conta do distanciamento social realizamos dentro da Igreja, cada quadro, uma oração. Às 15h, houve a apresentação da cruz para um momento de adoração. "Beijamos a cruz de Cristo" simbolicamente. Esse beijo normalmente é dado diretamente ao lenho, à cruz, à imagem em que Ele tem um sentido sacramental, isto é, nós precisamos de elementos que podemos tocar, ver, sentir, mas o que adoramos na verdade é o mistério da redenção. Finalizando, às 19h, tivemos “A Paixão Cantada e Meditada” na Igreja Matriz, contando com a presença especial, e representando o povo lambariense, das mães, pais e tios dos cinco adolescentes que foram a óbito em um acidente terrível que aconteceu em nossa cidade no dia 15 de dezembro de 2019. Todos os momentos, 5h, 15h e 19h, foram transmitidos pelo Facebook e pela rádio (apenas o último), sem a presença dos fiéis.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 5h.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 15h.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
 
 
Sábado Santo - 8h e 19h
 
Neste dia, às 8h, no Cemitério Municipal, foi realizado um Ofício Divino, que é o momento em que paramos em meio à toda agitação da vida e recordamos que a Obra é de Deus. Mais tarde, às 19h, tivemos a Solene Vigília Pascal. A celebração da Vigília Pascal na noite do Sábado Santo é a mais importante de todas as celebrações cristãs, porque comemora a ressurreição de Jesus Cristo. A Vigília, que significa “passar uma noite velando”, tem um sentido especial na véspera pascoal, porque recorda a passagem bíblica (Mc 16,1-7), na qual um grupo de mulheres chega ao sepulcro para terminar de embalsamar Jesus, mas não encontram seu corpo. Em seguida, um anjo aparece à elas e diz: “Não tenhais medo. Buscais Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou, já não está aqui. Eis o lugar onde O depositaram. Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que Ele vos precede na Galileia. Lá O vereis como vos disse.” (Mc 16,6-7). Ambos os momentos foram transmitidos pelo Facebook e pela rádio (apenas o último), sem a presença dos fiéis.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 8h.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
 
Domingo de Páscoa - 7h e 19h
 
Neste dia, com adoração e celebração às 7h e celebração às 19h, a Boa Nova se impôs e foi anunciada a todos. A vida venceu! A fé e a esperança em um mundo novo, sem sofrimento, dor e morte se tornou realidade. A bondade se impôs para sempre. A caridade e o amor triunfaram. Ambas as celebrações foram transmitidas pelo Facebook e pela rádio (apenas a primeira), sem a presença dos fiéis.
 
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 7h.
Clique aqui para acessar a galeria de fotos: 19h.
 
 
 
Agradecemos a todos que, de alguma forma, colaboraram para a realização deste conteúdo.
 
Diego Francisco Cândido
Leonardo Teixeira dos Santos
Pastoral da Comunicação