Resumo Mensal (Fevereiro 2022)

Neste mês de fevereiro, o Papa convida a rezar “pelas mulheres religiosas e consagradas, agradecendo-lhes a sua missão e a sua coragem, para que continuem encontrando novas respostas aos desafios do nosso tempo”.

06/02 – Missa de envio do seminarista Bruno para a Pastoral

No dia 06 de fevereiro, às 19h, foi celebrada a Santa Missa com rito de envio do Seminarista Bruno Morais Xavier para seu trabalho pastoral, que será realizado na Paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Elói Mendes. Que a Virgem Maria, a Senhora da Saúde interceda por sua vocação.

Clique aqui para acessar o álbum: Missa de envio do seminarista Bruno

11/02 - Dia Mundial do Enfermo e memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes

No dia 11 de fevereiro, às 19h, na Matriz, celebrou-se o Dia Mundial do Enfermo e a memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes. Esse dia constitui, para os doentes, os operadores sanitários, os fiéis cristãos e todas as pessoas de boa vontade, ‘um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade’ (São João Paulo II, Carta de instituição do Dia Mundial do Doente, 13 de Maio de 1992, 3).

12/02 e 13/02 - Benção das mochilas escolares

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, houve a celebração das Santas Missas e logo após aconteceu a bênção das mochilas escolares para o início do ano letivo. A bênção das mochilas se baseia na tradição já existente em algumas dioceses da Itália, quando os estudantes encontram-se com o Papa. Iniciativa do Papa Bento XVI de se reunir todos os anos, no mês de setembro, num encontro já tradicional com os estudantes europeus que chegavam com suas mochilas e no final recebiam a benção. "Os estudantes iniciem o ano letivo com novo ardor e com amoroso empenho, depositando sua fé n'Aquele que nos capacita para todas as coisas."

18/02 – Título de Venerável da Irmã Benigna

O Papa Francisco reconheceu as virtudes heróicas da Serva de Deus Irmã Benigna Víctima de Jesus. A informação foi divulgada dia 18 de Fevereiro, pela sala de imprensa da Santa Sé.

Em audiência realizada com o prefeito da Congregação da Causa dos Santos, Cardeal Marcello Semeraro, o Pontífice autorizou a promulgação de alguns decretos, entre eles este que confere tal reconhecimento à Irmã Benigna.
Já era Serva de Deus, título recebido no início da causa de beatificação. O primeiro processo é o das virtudes ou martírio, passo mais demorado, porque o postulador deve investigar minuciosamente a vida do Servo de Deus. Ao terminar este processo, a pessoa é considerada Venerável, como acontece agora com Irmã Benigna.

O processo de beatificação da Serva de Deus Benigna Victima de Jesus começou em 15 de outubro de 2011 e agora se encontra no Vaticano. Todos os documentos e os possíveis milagres são analisados para a aprovação e reconhecimento da Igreja.

Em meio ao processo, chegou a ser enviada uma Carta Aberta ao Papa Francisco pela beatificação da religiosa. A iniciativa foi um clamor do povo que, por meio da Associação dos Amigos da Irmã Benigna (Amaiben), respeitosamente pediu ao Sumo Pontífice a sua atenção para este processo de beatificação. Em 21 de julho de 2020, a Amaiben recebeu um e-mail da secretaria particular do Papa confirmando o recebimento da carta pelo Pontífice. A Carta e os cinco volumes contendo quase 40 mil assinaturas passaram a integrar os documentos que fazem parte do processo.

Mas quem foi esta grande mulher? Em vida, já era chamada de santa. Nascida na cidade de Diamantina, MG, no dia 16 de agosto de 1907, foi acolhida na Glória dos Céus no dia 16 de outubro de 1981. Religiosa da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, a Venerável Benigna Victima de Jesus dedicou sua vida à caridade e à oração. Seu processo diocesano de beatificação foi aberto em 15 de outubro de 2011 e, hoje, encontra-se no Vaticano.

Sua relíquia se encontra no Recanto Monsenhor Domingos, em Caeté, MG, aonde os fiéis acorrem para orações, súplicas e agradecimentos pelas graças alcançadas por meio de sua intercessão e podem, ainda, visitar o Memorial Irmã Benigna com sua relíquias e memórias.

O seu tempo não era seu; fazia orações prolongadas, caminhava longas distâncias para ir ao encontro das pessoas, carregava sacolas pesadas de doações para saciar a fome dos pobres e atendia, com generosidade e prontidão, às necessidades dos aflitos. Com simplicidade, fundamentava toda a sua ação apostólica na repetida frase 'Jesus tem pressa!'."

A Venerável Benigna Victima de Jesus viveu parte de sua história na cidade de Lambari, trabalhou incansavelmente no Hospital e no Asilo São Vicente de Paulo, praticando a caridade e vivendo sua fé edificada em obras.

Retiro do Clero

Na última semana de Fevereiro, aconteceu em Passa Quatro, o Retiro do Clero de nossa diocese da Campanha.

Dafilyn Pereira

Thaiany Ribeiro