É Tempo de festa para a Pastoral da Juventude

Ao pensarmos na palavra “jovem”, muitas são as características que nos vêm à cabeça. Podemos falar em curiosidade, energia, humor inconstante, a certeza de um futuro longo pela frente, ou mesmo, uma busca de independência. É uma fase da vida em que é necessário apoio, pois esse “jovem”, muitas vezes, está saindo da adolescência ou vivendo esse período; e num mundo tão repleto de informações e determinações comportamentais, que nem sempre são positivas, é preciso haver um ambiente adequado em que se possa estar e compartilhar.

O jovem de hoje busca algo mais; algo que o possa tornar um adulto saudável emocional, física e espiritualmente. Pensando nesse crescimento pessoal, é possível destacar alguns núcleos de aquisição de conhecimento e comportamento, tais como: a escola, o trabalho, a família e a Igreja. É na Igreja, a casa de Deus, que o jovem vai buscar forças para vencer o mundo, buscar a Palavra Sagrada para se enriquecer da graça e da paz do Senhor. Encontra ali amigos leais com os quais pode dividir seus momentos bons e ruins, assim como o conforto e o consolo que só Cristo dá.

Num mundo tão difícil de lidar, com tantas perdas, a Igreja, de fato, vem ocupar um espaço importante no contexto social. Ser fiel ao projeto de Jesus e comunicar a boa-notícia do Reino de Deus, defendendo a vida das juventudes. Não é uma tarefa simples! Cada tempo pede respostas diferentes à evangelização e ao cuidado com a vida. É por isso que, neste caminho, surge a Pastoral da Juventude.

Estamos num tempo muito lindo de nossa história. É tempo de festejar o nosso jubileu de 50 anos da Pastoral da Juventude no Brasil! Com tantas pessoas que viveram muitas histórias em seus grupos, paróquias, dioceses e regionais, ao longo deste tempo. Sempre saindo em defesa da vida dos jovens que, não são o futuro da igreja, são o presente; é o hoje!

Que a Senhora da Saúde interceda por todos os jovens de nossa paróquia e de todo Brasil, em especial os jovens da PJ que comemoram este tempo jubilar para que tenham força de seguir a missão, sempre anunciando a boa nova do Reino de Deus.

Rubens Augusto
Pastoral da Juventude