Carisma Carmelita

Carisma Carmelita

Entrevistamos a Edna, postulante do Carmelo São José em Três Pontas. Contou-nos sobre seu discernimento, sua vivência e as expectativas para a Vocação Religiosa.

- Como ocorreu o discernimento da sua vocação?

R: O discernimento da minha vocação se deu, principalmente, devido a um desejo que brotou em meu coração de corresponder ao amor de Jesus. Lendo sobre Santa Teresinha, ouvi falar sobre o Carmelo pela primeira vez. A partir daí, fui buscando conhecer mais, até que me apaixonei pelo carisma da vida Carmelita e senti que realmente Nosso Senhor me chamava para uma vida toda entregue a Ele. E hoje, louvo e agradeço a Deus por tão sublime vocação.

 

- O que ajudou no discernimento e como tem sido a resposta ao chamado de Deus?

R: Ajudou-me muito no discernimento a visita frequente ao Santíssimo Sacramento, colocando aos pés de Jesus os desejos do meu coração e a busca de conformar-me à Vontade Dele; a resposta a esse chamado tem sido motivo de muita alegria para mim.

 

 - Qual a sua expectativa a respeito da sua vocação?

R: Espero, com a graça de Deus, ser fiel a Nosso Senhor, buscando viver como uma verdadeira Carmelita, uma alma de oração, à imitação de Maria, tudo oferecendo pela Santa Igreja e pela salvação das almas.

 

- Uma mensagem final sobre a vida religiosa que abraçou, motivando as pessoas que serão alcançadas por essa entrevista.

R: Em um escrito de Nossa Mãe, a Venerável Madre Tereza Margarida, diz assim: “Na parábola dos talentos, aprendemos uma coisa linda para a vida contemplativa; aqui temos um talento só, mas que vale mais que todos os outros, pois é o do AMOR.” Aqui no Carmelo, nós buscamos uma vida de união com Deus e por amor, em oração contínua, oferecemos tudo pela salvação das almas, pelos sacerdotes e por toda a Igreja. Recordemos sempre que, sem amor, nada tem valor. Todas as vocações devem ser alimentadas pelo amor, pois quem as sustenta é o próprio Deus, que é Amor, e é a origem e o fim de todas as vocações. 

Que Nossa Senhora nos ensine a amar como ela amou, para que se cumpra em nossas vidas a vontade de Deus e Ele reine em todos os corações. Amém!

 

Edna Tavares de Sousa
Postulante, Carmelo São José - Três Pontas

 

 

_______________________________________________________________________________________________________

 

Partilha Vocacional

Me chamo Irmã Ana Maria do Sagrado Coração de Jesus, tenho 29 anos, sou Carmelita Descalça no Carmelo São José em Três Pontas há 10 anos. Fiz os meus Votos Solenes em 2021. 

Desde cedo senti o chamado para a vida religiosa. Atuava na Igreja como coroinha, ajudava na Pastoral Litúrgica e no coral. Participei de grupos de jovens e fui em vários retiros, portanto, vivi minha juventude na Igreja. Foi numa ocasião em que o coral no qual cantava, no ano de 2012, foi convidado para cantar na Novena de Nossa Senhora do Carmo, que Nosso Senhor firmou em meu coração o chamado ao Carmelo. Iniciei um processo de discernimento com a Priora, na época, a querida Irmã Vânia (in memorian). Fui descobrindo que, no carisma carmelitano, se encontravam todos os anseios do meu coração: uma vida totalmente doada, no silêncio da oração, pelas almas, por todos os sacerdotes. Pois assim sempre desejei: fazer algo pela Igreja. E o carisma que nos outorgou Santa Teresa de Jesus é justinho viver em prol das necessidades do Corpo Místico de Cristo.

O Carmelo é uma extensão da casa de Nazaré: silêncio, oração e trabalho. Mas, acima de tudo, e por meio dele, é o amor que nos move a viver essas dimensões. Só o amor dá sentido ao que fazemos. Sem amor, nada vale. Então, buscamos, através da nossa vida escondida com Cristo em Deus, oferecer tudo o que fazemos, transformando o trabalho em oração e a oração em amor, pois é pelo amor que ajudaremos a Igreja. Dizia Santa Teresinha, que é o amor que moverá os apóstolos, os missionários: “... compreendi que só o amor fazia atuar os membros da Igreja e que, se o amor viesse a extinguir-se, nem os Apóstolos continuariam a anunciar o Evangelho nem os mártires a derramar o seu sangue”.

A realização maior da vocação, é fazer a Vontade de Deus. Não estamos aqui para nós mesmas, buscando uma vida cômoda. Mas, estamos aqui para algo, para alguém, para um grande amor que um dia nos chamou. E dizia Santa Teresinha, que Nosso Senhor já nos inspira o que Ele quer nos dar. E aqui, no Carmelo, Ele me deu tudo o que sempre quis: ser hóstia com a Hóstia Jesus, pelos sacerdotes.

Dizia o saudoso São João Paulo II: “Jovens...Não tenhais medo de vos entregar a Ele: guiar-vos-á e dar-vos-á força para O seguirdes cada dia em todas as situações.” Não tenham medo! Existem sim, os desafios inerentes a qualquer vocação. Mas Ele nos sustenta! Ele é a nossa Força! Responder ao chamado de Deus é uma aventura, e vale a pena correr o risco! É perder para ganhar. Claro que, na lógica do mundo, se torna um absurdo, se torna um desperdício! Mas que desperdício fecundo, quando, no entardecer da vida, vermos o céu povoado de almas que foram alcançadas através da entrega da nossa vida.

Cito aqui uma pequena parte de uma música que sempre me faz renovar o meu sim:

 

"Onde estaria eu se não fosse o teu amor, Senhor? Como seria feliz se não fizesse o que me manda o meu Senhor?
Torna-me um consagrado por amor!
Ouvi a Tua voz por isso estou aqui; senti o Teu chamado então me decidi. E me lanço, me entrego nos braços do Teu amor, pois nesse amor quero permanecer."

 

Seja Ele, o Cristo, a Eterna Alegria de nossa Juventude, de toda a nossa Vida. "Sei que vós, como jovens, aspirais pelas coisas grandes, que quereis comprometer-vos por um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que aguarda precisamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo e que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que nós seguimos... Não vos esqueçais que não sois o amanhã, não sois o «entretanto», mas o agora de Deus" Dizia nosso Papa Francisco em uma JMJ. 

Que a Virgem Maria nos ajude a sermos fieis, custe o que custar.

No Coração de Jesus,

 

Irmã Ana Maria OCD.
Carmelo São José, Três Pontas, MG.