Lambari, 122 anos | Uma história que ultrapassa datas.

Quem diria, já nos distantes tempos do final do século XVIII, que aquelas paragens aos pés da serra da Campanha, no seu lado oposto, se transformaria em uma linda cidade, de povo bom, hospitaleiro e trabalhador.

Quem diria, naquela época em que só se podia chegar a um pequeno povoado para beber das águas milagrosas em lombo de burro ou cavalo, que tais águas alcançariam o mundo e atrairiam milhares de turistas e visitantes por anos a fio...

Quem diria, lá no longínquo período entre 1852 e 1873, de quando se tem notícias de uma primeira capela, modesta, piedosa, erguida sob o patrocínio da Santíssima Virgem com o título Senhora da Saúde, que se ergueria, com devoção e profundo amor, um templo magnífico em suas linhas, mas acolhedor na sua amplitude, perpetuando esta filial devoção à Mãe Santíssima que constantemente nos aponta o caminho para o Redentor.

Quem diria, ainda, que daquelas terras um pouco acidentadas, ora molhadas, ora secas, mas cercadas de nascentes, nasceria uma cidade de considerável produção agrícola e também industrial, favorecendo aqui o estabelecimento de tantas famílias por gerações, grandes mulheres, grandes homens, conhecidos ou anônimos, mas que aqui tiveram a oportunidade de desenvolver suas vidas e potenciais até a presente data.

Sim, falamos desta jovem senhora, se comparada a outros municípios que deram origem a ela, notadamente à Mariana e Campanha, que no dia 16 de setembro próximo completa 122 anos como município de fato e de direito reconhecido. Diz o seu hino que "Lambari é terra fagueira"! Quanta verdade nesta afirmação, já que o significado para "fagueira" é amável, acolhedora, suave e que transmite prazer, bem-estar. E quantas gerações experimentaram e ainda provam dessa qualidade de nossa querida terra, cuja história é tão nobre que não se limita a datas, mas à grandeza de sua gente e de sua própria história.

Muito poderia dizer desta aniversariante cidade, mas demandaria muito tempo e espaço. Melhor então é desejar-lhe parabéns pelos seus 122 anos! Que venham outros tantos e muitos mais! Que o Nazareno, que aqui semeou suas águas santas e milagrosas, continue  abençoando-a e cumulando de bençãos a cidade e a sua gente! Que a Mãe da Saúde, Nossa Senhora, que a tem por Padroeira lhe conduza sob seu manto, a você, Lambari, a todos os seus filhos e filhas e aos que aqui nos visitam. Parabéns!

Professor Edson Américo Pereira
Comendador