São Padre Pio de Pietrelcina

No dia 23 deste mês de setembro de 2023, celebramos os 55 anos de morte de São Pio de Pietrelcina, sacerdote italiano da Ordem dos Frades Menores; um capuchinho que desde pequeno se entregou de corpo e alma a Jesus Cristo, chegando a ter em seu próprio corpo, as chagas do Senhor. Mesmo após 55 anos de sua partida, seu corpo ainda está incorrupto e exposto no santuário da cidade de San Giovanni Rotondo, na Itália, em sua cripta, para veneração de todos aqueles que por ali passam para pedir sua intercessão.

Sua maior missão era salvar almas através do sacramento da reconciliação: chegava a ficar 12 horas no confessionário atendendo todos aqueles que ali buscavam o perdão de Deus.

São Pio de Pietrelcina também tinha vários carismas: bilocação, podendo estar em dois ou até três lugares ao mesmo tempo; dom da revelação, pois, durante a confissão, falava os pecados daqueles que iam ao encontro dele; dom de cura, o qual ele mesmo dizia que “apenas assistia os milagres de Jesus Cristo”, nunca dizendo que ele próprio curava, mas sim que era apenas o intercessor entre o irmão e Jesus Cristo.

Uma das maiores obras realizadas por São Pio foi a Casa do Alívio do Sofrimento. Um grande hospital que hoje é referência na Itália, no atendimento de pessoas que sofrem das mais diversas enfermidades.

Após conhecer a história deste grande santo em visita à cidade de São Gonçalo do Sapucaí, onde já existia um grupo de oração dedicado a São Pio de Pietrelcina, fui fortemente tocado em meu coração para trazer ao conhecimento de todos os lambarienses a devoção a este grande santo, que continua intercedendo a Jesus Cristo por aqueles que vêm até sua imagem pedir intercessão para a cura de males físicos e espirituais.

Nosso grupo de oração conta com muitos irmãos e já faz sete anos que nos reunimos todas as segundas-feiras, cada dia em uma residência, para a reza do Santo Terço e partilha da Palavra de Deus, seguindo o que Ele mesmo disse: “Ide ao mundo inteiro e pregai o Evangelho.”

Nesta oportunidade, quero deixar aqui o meu abraço a todos os participantes do grupo que abraçaram essa missão, e aos irmãos que abrem as portas das suas casas e dos seus corações em todas as segundas-feiras, e que não medem esforços para que, juntos e unidos, como o próprio Jesus Cristo nos pede, rezemos o Santo Terço onde formos chamados.

 

Paz e bem!

 

Ricardo Garcia dos Santos
Grupo de Oração São Pio de Pietrelcina