Beato Carlo Acutis

Na minha vida pessoal, muitas vezes me sinto incapaz, por ser tão jovem, tão frágil. Mas ao olhar o testemunho de Carlo Acutis, ao olhar o impacto de sua santidade no mundo, meus pensamentos tão limitados sobre a juventude são inibidos.

Nada como a experiência e a sabedoria dos mais velhos. No entanto, a força e a coragem de um jovem fazem toda a diferença quando o assunto é a busca pela santidade. O evangelho exige radicalidade e muita coragem para contrapor o mundo e isso nos comprova o testemunho de Carlo Acutis!

Ele fazia basicamente o mesmo que eu enquanto jovem: era brincalhão, estudava, gostava de passear e estar em família, praticava esportes, jogava videogame e “navegava” pela internet. Mas ele tem um diferencial que santificou sua juventude: não havia espaço em sua vida para ter medo dos planos de Deus!

Também não havia espaço para tristezas ou reclamações! Isso se comprova quando, tão jovem, acometido de um grave câncer, não murmurou! Nem uma grave doença foi capaz de lhe tirar a vida! Quem conhece a história desse beato pode agora dizer: “Mas, Carol, ele não faleceu por conta do câncer?” Sim, mas a doença só alcançou até onde podia: seu corpo físico. Mas sabemos que a vida vai muito além disso! 

Como podemos dizer que perdeu a vida um jovem beato que até hoje ecoa sua santidade no coração da juventude?

Ouso dizer que é apenas o começo! Carlo Acutis ainda tem muito a nos mostrar e ensinar! Sua comunicação nos transmite até hoje a mensagem do Evangelho. Não se limitou a seu modesto blog, onde escrevia sobre milagres eucarísticos. Deus quis mais dele, assim como quer mais de nós!

Ele quer que, a exemplo do beato Carlo Acutis, nós sejamos comunicadores do Amor, transmissores da mensagem, ecoadores da Boa Nova!

Não é sobre perder a juventude, é sobre viver a juventude de forma autêntica, sem acompanhar os modismos que distorcem nossa visão do Céu, da forma que Deus nos criou para ser, afinal, nas palavras do próprio beato, “Todos nascemos originais, mas muitos morrem como fotocópias”.

Ana Carolina Gonçalves de Melo
Membro da Pastoral da Comunicação