Cerco de Jericó: Tempo especial de Louvor e Adoração

Torna-se cada vez mais comum as comunidades paroquiais realizarem o Cerco de Jericó. Esta prática nasceu na Polônia. Consiste na oração incessante, durante sete dias e seis noites, diante do Santíssimo Sacramento exposto.

No Antigo Testamento, depois da morte de Moisés, Deus escolheu Josué para conduzir o povo hebreu. Deus disse a Josué que atravessasse o Jordão com todo o povo e tomasse posse da Terra Prometida. A cidade de Jericó era uma fortaleza inatingível. Ao chegar junto às muralhas de Jericó, Josué ergueu os olhos e viu um Anjo, com uma espada na mão, que lhe deu ordens concretas e detalhadas. Josué e todo Israel executaram fielmente as ordens recebidas: durante seis dias, os valentes guerreiros de Israel deram uma volta em torno da cidade. No sétimo dia, deram sete voltas. Durante a sétima volta, ao som da trombeta, todo o povo levantou um grande clamor e, pelo poder de Deus, as muralhas de Jericó caíram… (cf. Js 6).

O Santo Padre João Paulo II devia ir à Polônia a 8 de maio de 1979, para o 91º aniversário do martírio de Santo Estanislau, bispo de Cracóvia. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país, sob o regime comunista; era uma visita importantíssima e muito difícil. Aqui começaria a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. Em fins de novembro de 1978, sete semanas depois do Conclave que o havia eleito Papa, Nossa Senhora do Santo Rosário teria dado uma ordem precisa a uma alma privilegiada da Polônia: “Para a preparação da primeira peregrinação do Papa à sua Pátria, deve-se organizar na primeira semana de maio de 1979,  um Congresso do Rosário: sete dias e seis noites de Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.” Assim, configurava-se o início do Cerco de Jericó.

Em nossa Paróquia de Lambari, anualmente, realizamos essa semana eucarística especial, envolvendo todas as forças vivas de nossa comunidade, tanto da zona rural quanto da zona urbana, em suas comunidades, pastorais, ministérios, movimentos , ofícios e associações. A culminância acontece no Domingo de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, no encerramento do Ano Litúrgico. Unidos, todos se colocam diante do Senhor Jesus, dirigidos por uma escala de 24 horas de Adoração, tendo diariamente duas Missas: 07h e 19h, sendo a última, precedida de bênção solene. Neste ano, o 12º de nossa caminhada, iniciada no paroquiato do saudoso Padre Cláudio Romero Vaneli, o Cerco terá início na Missa das 19h, do dia 19 de novembro e se encerrará no dia 26, com a Procissão Eucarística das 18h, seguida de Santa Missa Solene. Destacamos, neste ano, o dia 22 de novembro, memória da Virgem e Mártir Santa Cecília, patrona dos músicos. Na ocasião, todos os animadores do canto litúrgico de nossas Cepelas e Igreja Matriz estarão reunidos formando o grande coro paroquial. Contaremos, no dia 23, com a presença de missionários da Comunidade Canção Nova, da Diocese de Lorena – SP. Também, dentro desta semana especial, celebraremos a Ordenação Diaconal do Seminarista Bruno, filho de nossa comunidade paroquial, no dia 25 de novembro, na Catedral de Santo Antônio da Campanha, às 09h.

Reservemos um tempo, ao longo destes dias, para nossa adoração e participação comunitária na Santa Eucaristia, reforçando os laços da comunhão e da unidade, agradecendo ao Senhor as graças com que fomos cumulados ao longo do ano litúrgico que se finda, sob o auxílio de nossa soberana Rainha, a Senhora da Saúde.

Vinde, adoremos!

Wagner Tadeu Alves