Nova edição do Missal Romano

Mudanças sensíveis e maior riqueza vocabular que elevam nossa alma ao mais alto grau da sacralidade

Após 19 anos de trabalho, a CNBB, por meio da Comissão Episcopal para a Liturgia e da Comissão para a Tradução dos Textos Litúrgicos, apresenta a nova edição do Missal Romano para o Brasil, aprovada pela Santa Sé, o qual começa a vigorar obrigatoriamente a partir do 1º Domingo do Advento. Em nossa Diocese, os novos textos já se encontram na Liturgia da Comemoração dos Fiéis Defuntos, na quinta-feira, 02 de novembro.

Nele, parte fundamental da conservação da Tradição, o povo de Deus encontrará as instruções e as orações necessárias para a celebração do Mistério que atualiza e conserva a nossa fé católica.

Entre as novidades, estão:

1. Formulários completos para as Missas feriais (semanais, sem Festas e Solenidades) do Tempo do Advento e do Tempo Pascal;

2. Missa da Vigília da Epifania do Senhor;

3. As orações “sobre o povo”, ou seja, bênçãos próprias ao final da Missa, antes da bênção final, a partir da Quarta-feira de Cinzas até a quarta-feira da Semana Santa;

4. Missa da Vigília de Pentecostes em forma prolongada;

5. 12 novos prefácios (primeira parte da Oração Eucarística) no ordinário da missa;

6. Atualização no Ato Penitencial, respeitando o texto original em latim; A mudança na primeira forma do Ato Penitencial, o Confesso a Deus: “por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa”, respeitando o original latino (bate-se três vezes no peito);

7. Profissão de Fé: a Oficial passa a ser a do Símbolo Niceno-constantinopolitano. Às palavras: E por nós homens e para nossa salvação, desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e se fez homem (todos se inclinam). Também no Símbolo Apostólico acontece a inclinação às palavras: ... que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria.

8. Revisão da tradução das orações eucarísticas, com a inclusão do nome de São José naquelas determinadas pelo Papa Francisco (isto é, nas Orações II, III e IV), além das novas formas de suscitar a aclamação memorial;

MISTÉRIO DA FÉ: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

MISTÉRIO DA FÉ E DO AMOR: Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos Senhor a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!

MISTÉRIO DA FÉ PARA A SALVAÇÃO DO MUNDO: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

ORAÇÃO EUCARÍSTICA V:

TUDO ISTO É MISTÉRIO DA FÉ: Toda vez que comemos deste Pão, toda vez que bebemos deste Vinho, recordamos a paixão de Jesus Cristo e ficamos esperando sua vinda. (Alteração no texto)

9. Nova forma de introduzir o Pai-Nosso, tomada da rica tradição do rito ambrosiano (totaliza agora 7 modelos): “Guiados pelo Espírito Santo, que ora em nós e por nós, elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou”. Todos fazem o gesto de erguer as mãos.

10. Novos “Próprio dos santos”, incluindo santos brasileiros.

Atenção para a mudança:

Ampliação do Calendário Universal:

* Santíssimo Nome de Jesus (03 de janeiro);

* Santa Catarina de Alexandria (25 de novembro);

* São João Diego (09 de dezembro);

* Bem-aventurada Virgem Maria de Loreto (10 de dezembro);

* Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja (festa móvel – celebrada na segunda-feira após Pentecostes).

Calendário do Brasil:

* São José de Anchieta (09 de junho);

* Santa Paulina (09 de julho);

* Bem-aventurado Inácio de Azevedo e comp. Mártires (17 de julho);

* Santa Dulce dos Pobres (13 de agosto);

* Santos André de Soveral, Ambrósio, presb., Mateus Moreira, leigo, e comp. Mártires (03 de outubro);

* São Benedito (05 de outubro);

* Nossa Senhora da Conceição Aparecida (12 de outubro);

* São Pedro de Alcântara (19 de outubro);

* Santo Antônio de Sant’Ana Galvão (25 de outubro);

* São Roque Gonzalez, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castilho (19 de novembro)

Sobre o livro:

Formato: 190 x 275mm fechado;

Peso: 3,500 kg

Papel do miolo: polen natural 80g

Capa dura

6 fitilhos vermelhos

Nossa Paróquia realizou um grande encontro de lideranças da Pastoral Litúrgica, no dia 29 de outubro, às 14h, na Igreja Matriz, para o estudo da nova edição do Missal Romano.

Wagner Tadeu Alves
Coordenador Paroquial de Liturgia