Mãe da Graça e Mestra da Fé

Caros irmãos e irmãs em Cristo Jesus, a fé é uma virtude sobrenatural que capacita o homem a assentir firmemente a tudo o que Deus revelou. Cabe-nos meditar sobre uma pessoa que nos deixou o maior exemplo de fé, a Virgem Maria, modelo e mestra.

Nossa Mãe ensina-nos a estarmos totalmente abertos ao querer divino, inclusive quando é misterioso. Por isso, é proclamada como mestra da fé. Depois de ter dado este tão gracioso título à nossa Mãe, continuaremos a meditar, percorrendo a história da nossa fé naquilo que nos foi revelado por meio das aparições da Santa Mãe de Deus, com especial atenção nas mensagens transmitidas num pequeno vilarejo em Cimbres, Pernambuco.

Assim diz a primeira mensagem transmitida pela Mãe de Deus às duas meninas, Maria da Conceição e Maria da Luz: “Minhas filhas, virão tempos calamitosos para o Brasil! Dizei a todo o povo que se aproximam três grandes castigos, se não for feita muita penitência e oração.”

Já de início, a mensagem causa grande temor, pois, apresenta um futuro de sofrimento, caso não façamos penitência. A mensagem parece transmitir um alerta sobre tempos difíceis e a necessidade de oração.

Em primeiro lugar, algo de grande importância é o chamado à penitência e à oração. Vimos que, na mensagem, a Virgem Maria enfatiza a relevância da prática da penitência e da oração como meios de preparação e proteção espiritual em face de eventos terríveis que se avizinham. Essa ênfase reflete uma preocupação com a necessidade de fortalecer a fé e a busca íntima com Deus em tempos de crise.

O segundo ponto colocado, faz referência a “três grandes castigos” que sugerem, de acordo com a mensagem, eventos catastróficos ou desafios significativos que podem estar no horizonte, ou até mesmo, sendo colocados em prática nos dias de hoje.

Urge, nos nossos dias atuais, um impulso para o Santo Rosário. Devemos lembrar, que o século XX ficou gravado na história da piedade mariana pelas aparições de Nossa Senhora pelo mundo. Como filhos de Maria Santíssima, devemos buscar, com urgência, os apelos de Nossa Mãe, aprendendo a perseverar na oração e reparação pelos pecados. O Evangelho recorda-nos como Jesus insistia na “necessidade de orar sempre, sem nunca desistir” (Lc18, 1) e São Paulo, por seu lado, pede aos cristãos que sejam “alegres na esperança, pacientes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12, 12). A paz surge num coração que tem a audácia de crer na força da oração e se apoia confiadamente nos braços de Deus.

Portanto, irmãos, exorto-vos, para que busqueis a fidelidade aos pedidos desta tão amável Senhora do Céu. A Virgem Maria é a melhor mestra da escola da fé, pois sempre se manteve em uma atitude de confiança, de abertura, de visão sobrenatural, diante de tudo o que acontece ao nosso redor. Assim, em Maria, o caminho seguro para nossa paz e salvação é o simples cumprimento da necessidade de estar sempre em oração e, disso, comentamos anteriormente, assumindo-nos no seguimento de Jesus e deixando-nos ser transformados por Ele, por meio da penitência e da oração.

Seminarista Luiz Cristóvão Magalhães
Terceiro ano de Filosofia | Diocese de Itaguaí RJ