O que é Pascom?

"A Pascom, Pastoral da Comunicação, é a pastoral do ser / estar em comunhão / comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária, do planejamento democrático, do uso dos recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade e da sociedade".

(Coleção Estudos da CNBB, 75 nº244)

C

om os dois remos necessários para tocar o barco que sobe a correnteza, a Pastoral da Comunicação deve desenvolver duas dimensões complementares; só assim, se manterá e chegará ao lugar certo.

A primeira dimensão é a busca de "integração" em favor da Pastoral de Conjunto na Igreja; a segunda é a construção de uma relação "missionária" da Igreja com o mundo.

A Igreja é servidora; por isso, a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos os que, pela comunicação, querem fazer uma sociedade mais solidária, justa e fraterna.

A comunicação não é apenas um meio para a solidariedade; é a primeira e mais básica manifestação de solidariedade.

A Pastoral da Comunicação, portanto, procura ajudar na integração da comunidade e, ao mesmo tempo, participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

Em nossa Paróquia de Lambari, na década de 90, com Padre Vicente de Paulo Toledo, foi composta a primeira equipe da Pascom, com o objetivo de dinamizar o trabalho com o jornal paroquial que recebeu o bonito título MENSAGEIRO DA FONTE. Muitos números foram editados. Com o tempo o trabalho parou. Em 2011, motivada pelo trabalho pastoral do seminarista de Filosofia Alisson Esteves, a quem manifestamos nossa gratidão pelo empenho e dedicação, uma nova equipe foi estruturada e com a autorização do Padre Cláudio, a idéia da criação do site da Paróquia foi sonhada, semeada e hoje é uma realidade que todo o mundo pode contemplar. Muito esforço foi feito para que este sonho se realizasse... Muitos são os colaboradores da Comunicação em nossa Rede de Comunidades... Nossas Comunidades, Pastorais e Movimentos, nossos Padres. De um modo especial, agradecemos ao senhor Nascime Bacha pelo empenho e ajuda a nossa equipe reunindo documentações tão importantes para a coletânea de nossa história. Muito ainda queremos avançar ao jeito de Jesus, anunciando sua Palavra sob o doce olhar da Senhora da Saúde, a Mulher da Comunicação do Amor Divino tão bem proclamado em seu Magnificat: "SUA MISERICÓRDIA SE ESTENDE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO SOBRE AQUELES QUE O TEMEM!"

Membros da Pascom:

- Alisson José da Silva Esteves Pereira
- Wagner Tadeu Alves
- Diego Antônio Ribeiro
- Janaina Valéria dos Santos
- Francislei Lima da Silva
- Jessica Cristina dos Reis
- Diego Francisco Cândido
- Carlos Eduardo Fernandes
- Camila Espirito Santo Fernandes
- Gustavo Rodrigues Brigagão

"Ide pelo mundo e anunciai"

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo, Paz e Bem! A nossa Igreja particular está em grande festa. Porque da mesma forma que Jesus Cristo em sua peregrinação terrestre nos ensinou que devemos sempre estar em missão, levando a Boa Nova para todos aqueles que estão sedentos da Palavra de Deus. Nós, "servos inúteis", apaixonados por Cristo e tementes ao seu ensinamento, buscamos viver a sua Palavra. Por isso, estamos nos esforçando para continuar a evangelização. Sendo assim, hoje, estamos estendendo a nossa evangelização, através do site paroquial, em que vamos intensificar a proclamação do reino de Deus em nosso meio, colocando sempre no centro, o nosso grande mestre, Cristo e a sua Palavra que nos cura, nos salva e nos trás a mensagem da libertação e da vivência no amor. Que este site, possa ser um grande local de bênçãos, de encontro dos nossos paroquianos, dos filhos de Lambari que moram fora e também de acolhida dos nossos irmãos cristãos que acessarão a nossa página. Nosso grande objetivo é fazer ecoar a Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo em todos os cantos, principalmente na nossa rede de comunidades. Deus Seja Louvado!

Seminiarista Alisson Esteves
2º ano de Filosofia