Santo Agostinho ensina: “O tempo só é tempo porque o medimos. Caso contrário, seria a eternidade, e esta só pertence àquele que é eterno, Deus, o único onipresente”.
Quanto tempo é necessário para cativar um coração? Ora, quando se trata deste tempo mensurável, do qual nos fala o grande teólogo e doutor da Igreja, Santo Agostinho, podemos dizer que é uma pergunta um tanto quanto difícil de se responder, pois é uma variável. Somos inconstantes. Fica ainda mais difícil definir este tempo, quando falamos de sentimentos. Cada um de nós possui temperamentos diferentes, somos únicos. Nossa caminhada enquanto Igreja de Cristo faz-nos, por vezes, experimentar dessas particularidades que o tempo nos propõe. Um exemplo?
Falando da parcela do povo de Deus presente na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, não fica tão difícil mensurar o tempo que levou nossos corações para serem cativados e envolvidos pelo amor e carinho dos Padres Sorriso e Alegria, Padre Carlos Henrique e Padre Douglas, respectivamente. Fica fácil! Como não se render a um amor que é vivido e testemunhado a cada dia? Seja diante do altar, como Ministros Ordenados da Santa Igreja, administrando os Sacramentos e atualizando o sacrifício de Cristo em nossas Liturgias; como é bom e louvável nos sentarmos à mesa da Eucaristia com estes bons pastores. Seja no convívio fraterno do dia a dia, naquele sorriso e abraço quando pedimos a bênção, quando percebemos e testemunhamos um amor de pai e podemos intensificar ainda mais a nossa percepção do amor de Deus por nós.
Padre Carlos Henrique evidencia em cada gesto e palavra a beleza de um ser humano que vive sua vocação por inteiro. Um sacerdote que, fazendo jus ao seu lema de ordenação, não voltou atrás! Assumiu um compromisso indissolúvel com o seu Senhor e com o seu povo, e o vive a cada dia de maneira integral. E o faz sempre com seu marcante sorriso no rosto, característica notável do Padre Carlos. Como não perceber também sua delicadeza, zelo e amor para com a Eucaristia? Gestos que nos fazem aprimorar e aprender ainda mais o que nos ensina Santa Catarina de Gênova: “O tempo passado diante do Santíssimo Sacramento é o tempo mais bem empregado da minha vida”.
Padre Douglas Hilário - nunca um sobrenome fez tanto sentido! Um sacerdote que é um testemunho vivo da perfeita alegria; aquela mesma alegria tão dialogada e buscada por Frei Francisco e Frei Leão na bonita canção. Uma vez seduzido pelo chamado do Senhor, espalha a todos esta verdadeira felicidade que deve ser uma marca do verdadeiro cristão.
Eventualmente, não é tão fácil falar do tempo. O agora, por exemplo, é um tempo complexo para nós, fiéis desta casa da Mãe da Saúde. Sabemos que é parte da missão dos sacerdotes e que este tempo chegaria. Contudo, o término da provisão de um Padre, dado este genuíno amor de pai para conosco, é sempre um tempo rigoroso. É chegado o momento da conclusão de um trabalho incansável à frente de nossa Paróquia; o epílogo de um período muito feliz, vivido e marcado por desafios e por momentos de especial felicidade.
Não é um “adeus”, mas um “até breve”. Sabendo das alegrias que a caminhada de Igreja nos proporciona, é certo que nos encontraremos nas idas e vindas desta vida, que é feita de momentos. E, em cada um destes momentos, há algo que fica, algo que deixa em nossos corações uma marca indelével. Padre Carlos e Padre Douglas deixam em nossos corações uma grande marca de amor, gratidão e saudade, para que jamais nos esqueçamos dos bons, belos e preciosos momentos que aqui vivemos em suas companhias e os tendo à nossa frente no pastoreio.
É tempo de colher os bons frutos aqui por eles deixados: comunidades vivas e renovadas! Pastorais, Movimentos, Ministérios, nossas Forças Vivas, atuantes! Uma Igreja que caminha feliz e que chega ao Jubileu 2025 com gratidão! Instruídos pelo tema deste Ano Santo Jubilar, compreendemos que os sacerdotes são verdadeiros Peregrinos de Esperança, caminheiros que não cessam de andar pelas estradas da vida, com o árduo, mas também feliz ofício de conduzir o rebanho para o redil do Bom e Sublime Pastor. Levem para os bons fiéis de suas próximas Paróquias a esperança que aqui foi testemunhada e vivida em cada ação. Estamos enviando para estas Paróquias um verdadeiro presente!
Reverendíssimos Padre Carlos e Padre Douglas, o que de mais valioso o nosso bom povo pode ofertar são nossas humildes orações aos pés de Nossa Senhora da Saúde em favor da vocação e missão de cada um. Possa ela interceder pelas suas saúdes física e espiritual, e caminhar como companheira fiel e seguro amparo em suas necessidades. Saibam que aqui terão sempre especial carinho e admiração. Esperamos que nos levem também para suas vidas e em seus corações, na certeza de que tão caros e queridos pastores rogam por nós a Deus. Que Ele, o Cristo Bom Pastor, os conduza no labor desta nova missão e os faça sempre felizes em suas vocações.
Em nome de seus paroquianos, nossa profunda gratidão!
José Antônio Júnior de Sousa