Mês Vocacional | Diaconato Permanete
Quem são os diáconos permanentes? Eles são pais de família, com vida matrimonial estável, com mais de 35 anos. Devem ser participantes assíduos da comunidade. Só podem ser admitidos candidatos que participem ativamente da comunidade, com uma boa caminhada formativa e espiritual e que sejam aceitos pelos irmãos da comunidade. O diácono permanente deve ter uma profissão. Ele não recebe salário da Igreja, com algumas exceções. Se viúvo, o diácono não pode casar-se novamente. Sua esposa e seus filhos devem concordar com a missão à qual foram chamados pelo próprio Cristo servo.
O diácono permanente é um membro do clero, não um leigo! É por isso que usa vestimenta clerical quando está a serviço da Igreja. E pode: pregar, batizar, presidir cerimônias de casamentos, presidir celebrações da Palavra, Proclamar (ler) o Evangelho na missa e fazer a homilia, preservar e distribuir a Eucaristia, dar conselhos, dar bênçãos, levar o Viático aos enfermos, presidir exéquias, etc.
A essência do diaconato é o serviço que ele faz na parte social da Igreja, principalmente junto dos irmãos pobres e excluídos.
"Servir aos pobres é servir ao Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa dos sofredores". (Santa Dulce dos Pobres)
Diácono Antônio Tadeu Matos
Paróquia Nossa Senhora da Saúde | Lambari, MG