O Outubro Rosa simboliza a luta contra o câncer de mama. Teve início nos anos 90, com a fundação Susan G. Komen for the Cure, nos Estados Unidos. O câncer de mama é o tipo de tumor mais frequente em mulheres em todo o mundo e o segundo no Brasil, depois do câncer de pele não-melanoma.
A campanha vem para compartilhar informações e promover a conscientização e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recente sobre o câncer do colo de útero. A prevenção é indispensável para reduzir os casos de mortalidade, já que a cura é possível em 90% dos casos de diagnóstico precoce.
Fique atenta aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama: caroço endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada; alterações no mamilo; saída espontânea de líquido dos mamilos; pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. Cultive o hábito de examinar suas mamas. Tão importante quanto o exame de toque é a realização da mamografia. Em caso de sinais e sintomas, procure um médico.
Existem alguns hábitos que podem ajudar a reduzir as chances do tumor, como alimentação saudável, peso adequado e atividade física. Além disso, é preciso evitar consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.
Mulher, prevenir é um gesto de amor por você, por sua vida e por todos que a amam. Ame-se!
Naiara Rodrigues Sabino