A Igreja nunca se cansa de nos recordar de sua índole essencialmente missionária. Desde o princípio de sua caminhada e existência, a comunidade dos discípulos de Cristo é marcada pela prática da missão, como meio de propagar o Evangelho e partilhar dos valores do Reino de Deus, inaugurado pelo próprio Jesus.
O mês missionário, vivenciado em outubro, em todo o Brasil, é uma oportunidade singular de fortalecimento de nossas comunidades no que se refere à animação missionária, enquanto um jeito de ser e não simplesmente como uma programação especial de um período determinado.
Iluminados com o lema bíblico “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9), as Pontifícias Obras Missionárias esperam que o mês de outubro represente, em nossa caminhada de fé, um revigoramento de nossas iniciativas missionárias, de acolhida e de encontro com todos aqueles que desejam experimentar da presença do Cristo e se alimentar de sua Palavra e de seu banquete salvífico.
Também somos recordados, particularmente, com o tema deste ano “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”, de que não é possível promover nenhuma ação missionária e evangelizadora, se não nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo de Deus. É Ele o protagonista de toda missão.
Que o mesmo Espírito de Cristo nos impulsione e nos encoraje a sermos autênticos missionários e missionárias, testemunhando a todos a alegria de seguirmos Jesus.
Meu abraço e bênção,
Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva | Pároco