Nossa Igreja encontra, no sacramento da Santíssima Eucaristia, a fonte e o auge de toda a sua ação. Tudo começa e termina no altar. No santo sacrifício, atualizado em cada missa, podemos haurir as forças do Crucificado-Ressuscitado para seguirmos também carregando nossa cruz de cada dia. Além disso, a presença real de Cristo, nas espécies consagradas e dignamente reservadas e conservadas, possibilita-nos sentir, de modo estendido, sua companhia.
Por isso, uma oportunidade singular de união e intimidade com Cristo nos é dada na adoração eucarística. A contemplação do Senhor, vivo e presente no Santíssimo Sacramento, exposto sobre o altar ou deposto no tabernáculo, com louvores ou ação de graças, com silêncio ou com cânticos, com súplicas ou pedidos de perdão, comunitária ou individualmente, trata-se de uma modalidade de oração amplamente incentivada e promovida pela Igreja, com profundo valor espiritual.
Diante de tudo isso, faz muito sentido para nós vivenciarmos um tempo todo especial de adoração ao Senhor. Uma Semana Eucarística, inspirada na beleza e profundidade do mistério eucarístico, referenciada no relato da tomada da cidade de Jericó, conforme o livro de Josué, renova o ardor de toda a comunidade de fé que deseja prosseguir na sua missão evangelizadora.
Nossa Paróquia viverá esse tempo de graça entre os dias 17 e 24 de novembro, em nossa Igreja Matriz. Esperamos que não nos façamos adoradores de qualquer jeito, mas que sejamos verdadeiros adoradores, aqueles que o Pai espera, adorando em espírito e verdade, com a integridade e sinceridade de todo o nosso ser.
Venha vivenciar conosco esta semana de adoração eucarística, programe-se e experimente o Deus vivo e verdadeiro, nosso Senhor e Salvador!
Meu abraço e bênção,
Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva
Pároco