Santíssimo Nome de Jesus | 03.01.2025

"A Igreja celebra, oito dias após o Natal, em 3 de janeiro, de acordo com o “Diretório da Liturgia” da CNBB, a festa do Santíssimo Nome de Jesus; isso porque: oito dias depois de seu Nascimento, São José, O circuncidou e Lhe colocou o nome de Jesus, conforme o Anjo tinha dito à Virgem Maria. – “O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um Filho, e Lhe porás o nome de Jesus” (Lc 1, 30-31). E assim foi cumprido conforme a Lei de Moisés: “Completados que foram os oito dias, para ser circuncidado o menino, foi-Lhe posto o Nome de Jesus, como Lhe tinha chamado o anjo, antes de ser concebido no seio materno” (Lc 2,21)." - Trecho retiroado do site Canção Nova. Acessado em 03/01/2025. Confira o texto, na íntegra, clicando no link: Formação Canção Nova .

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


A palavra "Jesus" é a forma latina do grego "Iesous", que é a transliteração do hebraico "Jeshua" ou "Joshua", que significa "Yahveh é salvação".  

O Apóstolo Paulo, em sua carta aos filipenses no capítulo 4, versículos 10 e 11, vai dizer que: Ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos e toda língua confesse para glória de Deus Pai que Jesus Cristo é o Senhor." O nome de Jesus é um sinal da missão salvífica de Jesus Cristo, que se uniu aos homens pela Encarnação. O nome de Jesus é uma oração infalível que permite pedir com confiança as graças e os favores necessários.

Particularmente, já experimentamos, em nossa caminhada de fé, graças e prodígios quando clamamos o Santíssimo nome de Jesus Cristo. É uma perfeita oração e podemos experimentar milagres extraordinários quando pedimos ao Pai em nome de Jesus, como está no evangelho de João 14:13-14.

E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes qualquer coisa em meu nome, eu o farei.
Jesus nos ensina a rezar usando o seu nome em nosso favor e isso para nós, católicos, é uma graça sobrenatural de podermos rezar em nome de Jesus em toda santa missa quando o sacerdote diz em cada final de oração "Por Cristo, nosso Senhor."

 

Valdeir Ribeiro e Amanda Godoy