Solenidade da Ascensão do Senhor

No próximo dia 12 de maio, a Santa Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor. Mas o que significa Ascensão? Ascensão vem do verbo transitivo indireto “ascender”, que significa: “subir, elevar-se”. Depois de cumprir sua missão salvífica, assumindo nossa carne, isto é, nossa condição mortal, para morrer por nós e, assim, salvar-nos do pecado, o Senhor Jesus envia o Espírito Santo para impulsionar os discípulos na missão e dar-lhes poder para perdoar pecados e assim envia-lhes em missão, para: “Irem pelo mundo, anunciar o Evangelho a toda criatura, batizando, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”, (Mateus 16, 15), assim, o Senhor Jesus subiu gloriosamente para junto do Pai.

A Solenidade da Ascensão do Senhor é celebrada seis semanas após a Solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor Jesus. Em Roma esta solenidade é celebrada na quinta-feira da sexta semana da Páscoa; no Brasil, com a licença da Santa Sé, transferimos para o domingo, para facilitar a participação da grande maioria dos fiéis nesta grande solenidade.

A Ascensão de Cristo celebra a subida de Jesus ao céu, 40 dias após sua ressurreição. O período conclui a presença de Cristo no contexto histórico e inaugura a história da Igreja.

A partir de então, Cristo está sentado à direita do Pai: "por direita do Pai entendemos a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus, antes de todos os séculos, como Deus e consubstancial ao Pai, sentou-se corporalmente, depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada". (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 663).

Nesta solenidade também recordamos a promessa de Jesus, que nos dá a certeza de sua presença entre nós, e cujo texto cantamos na Antífona da Comunhão: “Eis que estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mateus 28,20). Outra grande alegria que também recordamos com a gloriosa Ascensão é a que tanto cantamos em nossas comunidades no Canto do Processional de Entrada desta liturgia, composição do letrista e compositor, Pe. José Alves: “O Senhor foi preparar um lugar para nós no céu”, temos esta certeza assegurada de que, ao ascender gloriosamente aos céus, o Cristo lá nos prepara um lugar, como ele mesmo nos disse no Evangelho de João, capítulo 14, versículo 2, “Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vos teria dito, porque vou preparar-vos um lugar.”

Esta última etapa permanece intimamente unida à primeira, isto é, á descida do céu realizada na encarnação. "Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu: o Filho do Homem” (Jo 3,13).

Entregue a suas forças naturais, a humanidade não tem acesso à casa do Pai, à vida e à felicidade de Deus. Só Cristo pôde abrir esta porta ao homem, "Ele, vossa cabeça e princípio, subiu aos céus, não para afastar-se de nossa humildade, mas para dar-nos a certeza de que nos conduzirá à glória da imortalidade” (Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 661).

Ainda se tratando da Ascensão do Senhor, o Catecismo da Igreja Católica ainda diz: “Tendo entrado uma vez por todas no santuário do céu, Jesus Cristo intercede sem cessar por nós como mediador que nos garante permanentemente a efusão do Espírito Santo.” (parágrafo 665).

Portanto, que possamos celebrar com fervor, fé renovada e muita piedade, a Solenidade da Ascensão do Senhor, participando da Celebração Eucarística em nossa Paróquia ou em nossas comunidades.

Luiz Cláudio Nogueira da Silva