A cada ano, no dia 25 de março é celebrada a Solenidade da Anunciação do Senhor, mas em 2024 não foi assim por causa de uma celebração muito maior.
Na Anunciação do Senhor, lembramos que o Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que ela seria a Mãe do Salvador. Graças ao "sim" da Virgem, a encarnação do Filho de Deus ocorreu no ventre de Nossa Senhora.
A Anunciação tem a categoria de solenidade. Ou seja, a sua celebração tem precedência sobre todas as festas e memórias que possam acontecer dos santos ou beatos. Como 25 de março, em 2024, caiu na Segunda-feira Santa, a Solenidade deve ser transferida.
A celebração da Semana Santa, que em 2024 aconteceu de 24 a 30 de março, está acima de qualquer outra solenidade. A sua importância é tão elevada que também nenhum outro santo ou santa é comemorado durante estes dias.
Depois da Semana Santa vem a Oitava da Páscoa, ou seja, durante estes oito dias celebra-se como o Domingo da Ressurreição do Senhor. Segundo o Catecismo, a Páscoa é “a ‘Festa das festas’, a ‘Solenidade das solenidades’”. A Oitava Pascal, que começa no Domingo de Páscoa e termina com o Domingo da Divina Misericórdia, em 2024 de 31 de março a 7 de abril. Por isso, a Solenidade da Anunciação passa para o dia 8 de abril, duas semanas depois do dia 25 de março, para podermos celebrar com grande dignidade este grande mistério da encarnação do Filho de Deus que nos prepara para o Natal.
Em nossa Paróquia, o dia 08 de abril será marcado por momentos muito especiais: Santa Missa, às 18h 30, seguida de Terço Luminoso nos jardins de nossa Igreja Matriz.
E Ela concebeu do Espírito Santo!
Wagner Tadeu Alves
Coordenador Paroquial de Liturgia