Bem-Aventurado Francisco De Paula Victor

"Padre Victor, o anjo tutelar de Três Pontas: sacerdote santo e homem de Deus"

 

Nascimento

O Beato Padre Victor nasceu na Campanha-MG, em 12 de abril de 1827, durante o período do Império, quando predominava o regime escravocrata. Era filho da escrava Lourença Maria de Jesus.

 

A vida na Campanha

Na sua adolescência e juventude, o Beato Padre Victor foi alfaiate.

 

A vocação trabalhando

Como alfaiate, manifestou ao Mestre Barbudo o desejo de ser padre. Esse lhe afirmou que achava impossível a realização desse sonho.

 

A ida para o seminário

Numa época de muito preconceito, o Beato Padre Victor recebeu o apoio do Bispo Dom Viçoso, que o acolheu no seminário de Mariana. Sua madrinha de Batismo, Marianna Bárbara Ferreira, doou-lhe um terreno como dote para que isso fosse possível


A vida no seminário

No seminário, passou por muitas humilhações, pois seus colegas preconceituosos se recusavam a aceitá-lo. Mas venceu pela docilidade e submissão.

 

A ordenação

No dia 14 de junho de 1851, o Beato Padre Victor foi ordenado. Como padre, permaneceu na Campanha até junho de 1852.


Chegada a Três Pontas

No dia 13 de junho de 1852, o Beato Padre Victor veio para Três Pontas, paroquiando por cinquenta e três anos.

 

Exemplo de humildade

Ali, durante cinquenta e três anos, o Beato Padre Victor foi exemplo de fé, amor e serviço, num belo testemunho de virtudes, como a caridade e a humildade. Morava em um casarão simples e vivia praticamente de doações. Nos fundos de sua casa, o padre ainda cuidava de um leproso - doente rejeitado pela sociedade da época pela falta de cura para a doença e alimentava os necessitados.

 

Santuário D'Ajuda

Iniciou a reforma da capela para se tornar o Santuário de Nossa Senhora D'ajuda, em Três Pontas. Fundou, em Três Pontas, a Escola Sagrada Família, que atendia não só a cidade mas também toda a região. Além da infinita bondade para com a população, Padre Victor quis doar algo mais para os moradores daquela pequena vila: educação. Ali, reuniu filhos de gente simples e gente rica para aprender de professores que trouxe de fora e dele mesmo. Deu aulas no Colégio Sagrada Família até quando a saúde dele permitiu.

 

Falecimento

Após uma vida santa, o Beato Padre Victor faleceu em 23 de setembro de 1905. Seus restos mortais se encontram no Santuário Nossa Senhora d'Ajuda, em Três Pontas-MG

 

Novena

A data do falecimento do Beato Padre Victor é relembrada com piedosa novena, de 14 a 22 de setembro. Todas as madrugadas, existe a procissão da penitência e missa, com grande número de fiéis.

 

Festa 

No dia 23, realiza-se a grande festa. Os trespontanos se preparam, em doação generosa, para a alegria de receber os romeiros. Assistência nas estradas, nas filas, no café. Procissão e missas marcam o grande dia de homenagem.

 

Beatificação

Em 1993, iniciou-se o processo de beatificação e canonização de Padre Victor. No dia 14 de novembro de 2015, foi celebrada a Beatificação de Francisco de Paula Victor. Houve, no dia 15, uma missa em ação de graças, com procissão luminosa pela cidade.

 

Orações

Prossegue o processo de canonização. Há uma novena mensal todo dia 23, com início em dezembro e término em agosto, pedindo que o Beato Padre Victor seja declarado santo.

 

Acervo

Seus pertences encontram-se em exposição no acervo da Praça Cônego Vitctor, 45, Três Pontas. É o Memorial Padre Victor. Ali, registram-se graças e romarias.

 

História

Em Três Pontas, existe a Associação Padre Victor, cujo objetivo é desenvolver o conhecimento da vida e da obra do Beato Padre Victor, como modelo de vivência cristã e sacerdotal.

Para mais informações, escaneie acesse o site da Associação Padre Victor, através do link: https://padrevictor.com.br/

Fonte: VOZ DIOCESANA - SETEMBRO | OUTUBRO DE 2023