Palavras que não passam... | Setembro 2024

Em tempos de hipercomunicação que vivenciamos, as palavras parecem-nos ter perdido a sua força, seu poder. Falar e se comunicar são coisas tão fáceis que correm o risco de serem banalizadas pelo seu uso excessivo. Faz-se, então, necessário rever o modo como estamos lidando com as nossas inúmeras possibilidades de interação, diálogo e transmissão de informações.

Como cristãos católicos, somos, no mês de setembro, particularmente, convidados a voltar nossa atenção para a centralidade da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja. Somos motivados a ler, refletir, estudar e nos comprometer mais com as palavras que saem da boca de Deus e desejam atingir nossos corações.

Mas, é indispensável reconhecermos que, nas Sagradas Escrituras, não lidamos com palavras quaisquer, que podem ser simplesmente adaptadas, alteradas, manipuladas a nosso bel prazer ou simples entender, mas sim com Palavras de vida eterna, Palavras de salvação, Palavras que não passam e que não retornam a Deus sem terem realizado o fim desejado por Ele.

A Palavra de Deus deve ser comunicada, anunciada por todos nós, com toda a vitalidade que lhe é própria. Que, ao sermos tocados por ela, assumamo-la em nossa vida concreta, tornando-nos capazes de testemunhar o quanto ela nos transformou, nos ilumina e nos conduz à missão de semear o amor e os valores do Reino. Seja a Palavra de Deus luz que guia nossos passos! Preenchamos nosso coração e nossa mente destas Palavras benditas que nos edificam e podem converter até mesmo os mais endurecidos corações.

Meu abraço e bênção,

 

Pe. Carlos Henrique Machado de Paiva
Pároco